Mulheres e a sua experiência no mercado de CX
Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que celebra a luta pelos direitos e igualdade de gênero, uma data importante para relembrar os avanços já alcançados e destacar os desafios ainda enfrentados pelas mulheres do mundo.
Conforme os anos, as mudanças no comportamento das consumidoras mudaram, as mulheres estão mais participativas nos processos de compra, sendo mais pacientes, observando fatores como qualidade e preço de produtos/serviços, se tornando protagonistas em relação ao poder e decisão de compra.
As consumidoras femininas possuem grande impacto positivo na economia, por esse motivo, diversas empresas possuem mulheres como o público alvo de seus negócios.
Devemos entender que como grandes consumidoras, o público feminino também é exigente em relação a sua experiência de compra e por isso, é importante que as empresas tratem seus clientes com muita transparência, personalização e humanização em seus atendimentos.
No mercado de trabalho, as mulheres possuem uma forte presença na área de Customer Experience, com perspectivas únicas e valiosas para o suporte e atendimento aos clientes, ajudando a moldar a forma como as empresas lidam com seus clientes, mantendo e criando relacionamentos mais duradouros.
Entrevistamos grandes mulheres na área de Customer Experience e Customer Success sobre como foi a experiência delas entrando neste mercado sendo mulheres.
Em uma pequena entrevista sobre com Roberta Silva (Robs), Consultora de Customer Success, sobre como é o mercado de CX e CS, ela descreveu como foi sua experiência entrando nessa área sendo mulher.
“Acredito que minha experiência como uma das primeiras mulheres profissionais no mercado de CS no Brasil foi facilitada pelas experiências anteriores em cenários mais masculinos. Tive que aprender muita coisa para poder ser ouvida e que segundo pesquisas demonstram, mulheres precisam estudar em média 50% mais que os homens para ganhar 60% menos que eles em altos cargos. Ainda há desafios para provar conhecimento e valor no mercado de trabalho, mas me vejo como referência para outras mulheres na área e sempre busco promover mais visibilidade para elas no cenário profissional. Isso a ajudou a entender meu valor e a crescer em minha carreira.”
Roberta Silva (Robs), Consultora de Customer Success.
Segundo dados da pesquisa “Estatísticas de Gênero: Indicadores Sociais das Mulheres no Brasil”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, apenas 37,7% dos cargos gerenciais no Brasil eram ocupados por mulheres.
Isso significa que, embora as mulheres representem cerca de metade da população brasileira e possuam níveis de escolaridade cada vez mais altos, ainda há uma desigualdade de gênero expressiva em cargos de liderança no país.
Na área de Customer Experience, segundo uma pesquisa realizada no Apollo.Io, as mulheres representam aproximadamente 66,5% dos cargos de CX e os homens 33,4%, porém, em cargos mais altos.
Na entrevista com Daniela Dias, Especialista em Experiência do Cliente e Community Manager, ela relatou como ser uma mulher no mercado de CX/CS é algo desafiador, enfrentando diversos “leões” e lidando com preocupações como não serem taxadas como chatas e grossas quando são incisivas.
“É algo muito difícil, mas ao mesmo tempo prazeroso trabalhar nessas áreas. Como mulher, acredito que temos um olhar diferenciado para as pessoas no geral, um olhar de cuidado e preocupação com os nossos clientes. Trabalhar na área de CX sendo mulher, é um grande desafio, mas também é um trabalho que traz grandes recompensas.”
Daniela Dias, Especialista em Experiência do Cliente e Community Manager.
“Independentemente do segmento, torço e apoio para que nós, mulheres, estejamos cada vez mais em cargos de liderança, trazendo resultados significativos para as empresas, inspirando novos líderes e fazendo a diferença na vida das pessoas.
Sou super ativa nas iniciativas CX com o mercado, faço parte de comunidades CX e percebo muita união e networking entre as mulheres. Juntas podemos fazer mais e melhor e o mercado de CX tem espaço para todas nós!”
Rita Midori, Cientista e Estrategista de Customer Experience.
“Hoje, podemos ver grandes mulheres se destacando nesse mercado de CX como Cláudia Valle, Gisele Paula, Robs, Mariana De Marchi e tantas outras que abriram caminho para que muitas outras possam surgir como protagonistas nessa nossa área.
Nós trabalhamos fortemente para ver mais mulheres em lideranças de CX e CS, porque hoje nós vemos mulheres como analistas, assistentes, especialistas, mas em cargos altos de lideranças são poucas mulheres. Então acredito que esse é o nosso grande desafio para os próximos anos! “ Completa Daniela Dias
Podemos dizer através desses relatos, que as mulheres são como um livro cheio de histórias inspiradoras, então, valorize suas vivências e use-as como combustível para alcançar seus objetivos e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Feliz dia da Mulher, de todos nós da IndeCX!