CX como chave para o sucesso de um negócio
É conhecido que Customer Experience pode ser chave para consolidar a fidelidade à marca, a satisfação de cliente e diversos outros fatores de suma importância para as empresas, mas as estatísticas ainda podem te surpreender.
Uma pesquisa realizada pela Zippia indica que uma área de CX pode aumentar a receita da empresa de 10 a 15%.
Ainda, 89% das empresas competem principalmente com base na experiência proporcionadas aos seus clientes. Em relação aos que não entram nestas estatísticas, 81% acreditam que, dentro dos próximos dois anos, suas empresas competirão ainda mais entre seus concorrentes e a experiência do cliente será fator decisivo para se destacar.
Os custos do mau atendimento
Aos que pensam que o investimento em Customer Experience não passa de gasto, a mesma pesquisa demonstrou o contrário! Todos os anos, empresas nos EUA perdem em média US$75 bilhões por ano em decorrência de mau atendimento, valor que aumentou em 18% em comparação a dois anos atrás.
Os ganhos com investimento em CX
As empresas que investem em CX como chave para o sucesso de um negócio demonstram lucratividade 60% maior que a média, o que não é surpreendente, haja vista que que clientes leais têm cinco vezes mais chances de serem clientes recorrentes e quatro vezes mais chances de recomendar a marca a novos clientes.
Além dos ganhos de mercado, empresas que priorizam a experiência do cliente têm 1,5 vezes mais funcionários engajados; cerca de 79% dos funcionários que trabalham em empresas com uma excelente experiência do cliente se identificam como “moderadamente engajados” ou “altamente engajados”.
Conclusão
Empresas que investem em CX como chave para o sucesso de um negócio, demonstram uma tendência crescente no mercado e fundamental para sua longevidade. Os dados apontados demonstram que a qualidade da experiência do cliente não só influencia a fidelidade à marca e satisfação do cliente, mas também tem um impacto direto na receita e na lucratividade das empresas.
Enquanto ignorar a importância do CX pode ser oneroso aos negócios, investir em melhorar a experiência do cliente se torna um investimento estratégico que pode resultar em lucratividade, crescimento e engajamento dos funcionários. Empresas que priorizam a experiência do cliente não apenas se destacam no mercado, mas também têm funcionários mais engajados e satisfeitos. Portanto, fica claro que o CX não é apenas uma tendência passageira, mas uma parte fundamental do sucesso empresarial, que só tende a crescer em relevância.