A origem das pesquisas de satisfação
A pesquisa de satisfação é uma prática comum nos dias de hoje, mas você sabia que ela já era utilizada na era romana? Isso mesmo! Apesar de não ser um termo utilizado naquela época, os romanos já se preocupavam em medir a satisfação de seus cidadãos.
Um imperador romano que ficou conhecido por gostar de pesquisas de satisfação foi Trajano, que governou o Império Romano entre os anos 98 e 117 d.C. Trajano era um líder muito preocupado com o bem-estar de seu povo e buscava sempre formas de melhorar a qualidade de vida dos romanos.
Uma das formas que ele encontrou para medir a satisfação de seus cidadãos foi através de um sistema de reclamações públicas. Os romanos podiam ir até a Praça do Fórum Romano e registrar suas queixas em uma espécie de livro de reclamações, essas queixas eram lidas e avaliadas pelo próprio imperador e sua equipe, que buscavam soluções para os problemas apontados.
Trajano também gostava de realizar pesquisas de opinião entre seus súditos. Ele se preocupava em saber o que a população pensava sobre suas políticas e ações e, para isso, encaminhava questionários para diferentes regiões do império. Essas pesquisas eram realizadas por funcionários do governo e os resultados eram analisados pelo próprio imperador.
Com essas práticas, Trajano conseguiu manter um governo mais próximo da população e tomar decisões mais acertadas. Essa preocupação com a satisfação do povo é uma das razões pelas quais Trajano é considerado um dos melhores imperadores romanos de todos os tempos.
Como podemos ver, as pesquisas de satisfação sempre foram importantes, mas a sua relevância aumentou significativamente nas últimas décadas, principalmente para as empresas, devido ao crescente número de concorrentes que estão surgindo no mercado.
As pesquisas de satisfação se tornaram uma ferramenta fundamental para que as empresas possam entender as necessidades e expectativas de seus clientes e oferecer soluções que atendam às suas demandas.
Em resumo, pudemos perceber que as pesquisas de satisfação não são uma invenção moderna e que os romanos já utilizavam técnicas semelhantes há mais de dois mil anos, e isso mostra como a preocupação com a opinião dos clientes e usuários é uma prática importante em qualquer época.
E você, quando vai começar a monitorar a experiência do seu cliente?
Acesse o site da IndeCX e veja como podemos te ajudar hoje!