Vantagens do NPS
Como sabemos, o NPS é uma metodologia desenvolvida pelo Fred Reichheld, que tem como objetivo medir a satisfação e fidelidade dos clientes.
Muitas empresas utilizam o NPS não apenas para entender a visão que seus clientes têm da empresa, mas também, por causa de suas vantagens.
O NPS se destaca por ser mais eficaz ao apresentar diversos benefícios comparado às diversas outras pesquisas de satisfação, sendo alguns deles:
- Facilidade de uso
O Net Promoter Score, pode ser utilizado por qualquer empresa, permitindo que a empresa consiga acompanhar o tempo todo como está a satisfação de seus clientes.
- Simplicidade.
Além de ser fácil de implementar, a avaliação dos resultados acontece de forma simples, podendo usar desde um simples formulário e planilhas para compilar tudo, mas além de ser fácil para a empresa, é fácil para os clientes, pois trata-se de uma pergunta simples e rápida de responder, não gerando nenhum desgaste.
- Agilidade
Com o objetivo de melhorar o desempenho da empresa seguindo os feedbacks dos clientes, os resultados são obtidos e mostrados com facilidade, podendo entrar em contato com o cliente logo após seu feedback.
- Redução da chance de influência
Questionários longos podem gerar tendências nas respostas dos clientes, porém o NPS reduz essa possibilidade, justamente por ser uma pergunta única e objetiva, não influenciando o cliente pelo tempo de questionário e ordem das perguntas
- Benchmark
Com o NPS, você pode comparar a sua nota com as de seus concorrentes ou de outras diversas empresas para descobrir como sua empresa está em relação ao mercado. Lembrando que as notas podem variar de acordo com o ramo de atuação da empresa.
Com o NPS e o feedback dos clientes, você pode planejar estratégias que ajudem você a melhorar os pontos que precisam de atenção, mas antes é necessário prestar atenção em 3 pontos após o feedback do cliente, sendo eles:
- Nunca deixe o cliente sem resposta.
O cliente está respondendo sua pesquisa de bom grado e não respondê-lo pode desmotivá-lo a responder outras pesquisas, além de sentir que sua opinião não é importante.
- Informe ao cliente quanto o feedback dele é importante.
Quando for pedir ao cliente que responda sua pesquisa, lembre de informá-lo o quanto o feedback dele é importante para que a empresa melhore seu produto/serviço.
- Ações pós feedback
Como dito anteriormente, com base na nota do NPS e no feedback do cliente, você pode planejar estratégias e ações, podendo ser ações tanto individuais, resolvendo alguma situação para o cliente ou ações gerais, como realizar a melhora de algum produto ou serviço.
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