Torne seu clientes promotores
Como todo mundo sabe, o comportamento do consumidor muda a cada instante, o que torna um desafio para as marcas acompanhar essa evolução constante de comportamento. Uma vez que a internet tornou possível a voz ativa do consumidor. Com isso, a aplicação de pesquisas, como o NPS, para entender o que o cliente pensa se tornou regra para empresas que entendem a importância da cultura centrada no cliente, esse é um dos passos para que você torne seus clientes promotores.
De fato, a pesquisa NPS, entrega em tempo real, o que os clientes pensam da marca, e muitas vezes a realidade, pode ser diferente do que se espera. A pesquisa NPS classifica os clientes em Neutros, Promotores e Detratores.
Cliente e promotores (notas 9 ou 10) são os clientes que promovem a sua marca, considerados os mais fiéis e que indicam a empresa. São aqueles que compartilham a experiência e atingem mais pessoas para consumirem, sendo influenciadores no poder decisório de terceiros por promoverem a marca.
De fato, são clientes que engajam junto com a marca! Os promotores, interagem de maneira natural nas redes sociais indicando a marca para amigos, familiares, e demais seguidores.
Torne seus clientes em promotores com as dicas a seguir:
- Branding
Nada mais é que realizar a gestão da marca de uma empresa. Definir uma unidade de campanha, tornando a marca possível de ser identificada em todos os pontos de contato com o cliente, transformando a marca desejada no imaginário de quem tem contato, e por fim, a conversão.
- Atendimento é tudo
Bem como um bom branding, um bom atendimento é regra básica, por quem preza pela experiência do cliente. Entretanto, quando é possível perceber as necessidades do cliente e superar expectativas, certamente ele se sentirá especial. Algo que leva a recompras e por fim, indicação da marca a terceiros.
- Observe as oportunidades através da pesquisa nps
Ao realizar uma pesquisa, muitas informações são recebidas de quem consome a nossa marca. Dessa forma, encarar reclamações como oportunidades, torna os feedbacks em informações valiosas a ponto de revisitar planejamentos e até mesmo mudar rumos do negócio. Por fim, entender e solucionar o problema com respeito e eficiência, mostra a essência da empresa aos olhos de quem a avaliou.
- Os comentários de quem consome na internet
Nem sempre é possível ter controle de tudo que é dito sobre a marca. Mas o importante que deve ser feito é prestar atenção em tudo que é falado sobre sua empresa na internet, como avaliações, sites de compra, blogs, e claro, redes sociais.
- Faça o time vestir a camiseta da empresa
Com toda a certeza, colaborador satisfeito, a empresa está em crescimento. Mas para isso acontecer, o engajamento do time interno é fundamental. Uma vez que, são os primeiros consumidores e promotores da empresa que trabalham. Estratégias como, programas de recompensas, vídeos com relatos, experiências com a marca, tornam o colaborador engajado e próximo da empresa.
- A marca no meio digital
Por fim, a presença da marca no meio digital deve fazer parte da rotina da empresa. Uma vez que é um lugar eficaz para divulgação e engajamento da marca.
Presença de marca é muito mais que ter o perfil, é interagir, compartilhar, e valorizar o que falam sobre o produto.
Além disso, as redes sociais são poderosas aliadas na hora de identificar quem é o nicho de consumo da marca. Portanto, é um ótimo lugar para gerar promotores da marca.
Além de todas essas maneiras de tornar seu cliente em promotor, uma de grande importância é o monitoramento de experiência do cliente.
Na IndeCX, você pode monitorar toda a experiência do seu cliente de uma plataforma 100% digital, com diversas ferramentas, relatórios e metodologias que te auxiliaram a entender melhor o seu cliente.