Tendências no comportamento do consumidor 2023
Muita coisa aconteceu durante o ano de 2022, mudanças no mundo, no mercado e em nós, consumidores. Em menos de um mês o ano acaba e com ele, novas tendências no comportamento do consumidor irão surgir.
Quais hábitos permanecerão, quais hábitos irão mudar? Segundo Krizia Gatica, da WGSN, alguns comportamentos e tendências podem durar por anos, como:
- A diversificação de espaços no varejo físico, com foco na experiência do consumidor.
- As diversas formas de vender no mercado digital, como redes sociais, live commerce, entre outros.
- Maior engajamento entre a empresa e o seu cliente por meio do omnichannel.
Devemos ter em mente que o comportamento do consumidor não deve ser estabelecido como algo concreto e imutável. Os consumidores são pessoas, possuem sentimentos, vontades e desejos que podem mudar a qualquer instante.
Por isso, conseguir entender o comportamento dos consumidores de acordo com suas idades, culturas, rendas e hábitos é, atualmente, um desafio para as empresas.
De acordo com Peter Kronotrom, Head da Copenhagen Institute For Futures Studies Latin America, as etapas para seguir e analisar o futuro do mercado, consumo e comportamento do consumidor são: explorar, descobrir, construir, entender e decidir.
Vindo de um período pós pandemia, as questões sociais, ambientais e tecnológicas se tornaram um ponto importante na qual os consumidores prestam atenção. Toda a percepção do consumidor mudou, desde o produto até a experiência de compra em si.
A prioridade dos consumidores passou por diversas mudanças, fazendo que com isso, os consumidores de 2023 fossem divididos em quatro grupos, sendo eles:
- Antecipadores
Cauteloso, receoso e procura marcas, produtos e serviços que possam entregar estabilidade e segurança.
- Condutores.
Formado por pessoas com a habilidade de “pensar fora da caixa”, estão sempre em busca de novas experiências e momentos hipersensoriais.
- Novos românticos.
Impulsionados por três pontos: o aumento da carga de trabalho, a necessidade de se reconectar com as próprias emoções e a redefinição do que é uma comunidade.
- Inconformados
Foco em temas sociais, usam as redes sociais para juntar pessoas da mesma causa e debater soluções. Em 2023, a cultura do cancelamento vai evoluir para focar em diversidade, já que os Inconformados apoiam e valorizam marcas e comunidades que praticam temas de diversidade.
Com essas mudanças acontecendo no comportamento dos consumidores, as empresas precisam passar por uma metamorfose, onde novos rumos e estratégias terão que ser elaboradas para satisfazer ambos os públicos.
O primeiro passo para isso, é entender como os consumidores pensam, agem, quais suas dores, seus desejos e necessidades, isso auxiliará seu time a desenvolver estratégias para aprimorar seus processos, comunicação e o relacionamento com o cliente.
Fazendo isso, você pode antecipar o processo de transformação interna da sua empresa e preparar campanhas e ações que conquistem os novos perfis de clientes, podendo ganhar maior relevância na sua área de atuação no mercado.
Mas como lidar com esse novo quadro de consumidores e seus comportamentos?
- Antecipadores
É necessário investir em uma comunicação otimizada, em inovações tecnológicas como a inteligência artificial e em campanhas e ações que englobam e incentivam a fidelidade do cliente.
- Condutores
Invista em experiências virtuais, canais omnichannel e mundos alternativos, como o metaverso.
- Novos românticos
Invista em uma comunicação e relacionamento com o cliente que permita que laços sejam criados e reforçados, demostre que sua empresa se importa com o meio ambiente e que vocês fazem ações sustentáveis.
- Inconformados
Seja transparente em relação aos processos internos da sua empresa, demostre que vocês trabalham com ética e respeito aos colaboradores, meio ambiente e causas sociais. Invista em ações inspiradoras e que possam trazer mudanças boas a longo prazo.
Os novos hábitos de consumo, perfis e comportamento do consumidor já são uma realidade que faz parte do mercado atual, devemos ter em mente, que como dito anteriormente, o comportamento do consumidor, seus hábitos, desejos e necessidades não é algo concreto, algo que possamos prever corretamente. Por isso, é importante estudar continuamente o seu consumidor, buscar entendê-lo para entregar sempre, a melhor experiência a ele.
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