Tendências de Customer Experience para 2023
Ano de 2023 chegou e com ele, as novas tendências para o Customer Experiences também.
Os clientes estão cada vez mais, exigindo valor, experiências únicas e memoráveis, mais humanização e tecnologia em seus atendimentos e em suas jornadas de compra.
Por esse motivo, a IDC (International Data Corporation) realizou e divulgou um estudo sobre as previsões e as tendências de Customer Experience para o ano de 2023 e como essas tendências refletem nos negócios de B2B e B2C.
Segundo este estudo da IDC, nos anos a seguir, a resiliência de empresas centradas no cliente, exigiram que estas subam de nível e ultrapassem os níveis da experiência do cliente tradicional, isso dará início a uma nova era de CX, onde a função do cliente vai evoluir para um participante ativo no ecossistema de experiência, como criadores e consumidores de experiências.
Por isso, conheça agora, tendências/previsões para o Customer Experience, segundo a IDC.
- Até o ano de 2024, 50% das empresas do Forbes Global 2000 (G2000) (classificação anual das 2.000 empresas de capital aberto do mundo pela revista Forbes. O ranking é baseado em quatro critérios: vendas, lucro, ativos e valor de mercado), passaram a utilizar plataformas de dados do cliente para interações com o cliente em tempo real e para analisar a partir dos dados, como melhorar a experiência do cliente.
- Para promover a fidelidade efetiva, 64% das G2000, possuíram comunidades online, onde as novas tecnologias, permitirão uma colaboração e insights baseados em resultados entre a comunidade.
- Até 2026, 40% das G2000 irão incorporar iniciativas de employee experience em suas principais estratégias de CX, pois a experiência do cliente tem início com a experiência do colaborador.
- A partir deste ano, as grandes marcas irão aderir às novas tecnologias e passaram a investir em experiências mais imersivas para os clientes, com maior uso da inteligência artificial e metaverso.
- 45% das G2000 irão utilizar inteligência artificial para promover Cross Sell e Up Sell, para fornecer aos clientes experiências novas que melhoram as métricas de sentimento e o potencial de upselling da marca.
- 30% das empresas irão aderir novas métricas de CS, para rastrear e medir os fluxos internos e externos de criação de valor para o cliente.
- 50% dos clientes corporativos utilizaram plataformas de CX com base na eficácia do sucesso do cliente do fornecedor.
- 30% das organizações vão ser “forçadas” a expandir o gerenciamento de dados e medidas de privacidade (LGPD) para mitigar os riscos de violações de dados.
- 40% das empresas G2000, irão criar comunidades seguras para promover proteção interpessoal para futuras plataformas de metaverso e coletar dados primários.
Já sabia dessas tendências de Customer Experience para esse ano?!