As 4 maiores reclamações dos pacientes em hospitais e clínicas
A experiência do paciente engloba diversos aspectos da interação com o sistema de saúde, incluindo qualidade dos serviços, comunicação com profissionais, ambiente físico e apoio emocional, todos em um contexto delicado que é o tema saúde. Pensando nisso, há diversos elementos que podem influenciar negativamente essa experiência.
Conforme disponibilizado pelo ReclameAQUI, cliente INDECX, cerca de 46,6% das reclamações dos pacientes de Hospitais e Clínicas estão relacionadas à Qualidade do atendimento. Em seguida, temos a demora no atendimento, que impacta negativamente 19% dos pacientes, qualidade do serviço com 15% e problemas relacionados a cobranças e pagamento, que representam 12% das reclamações.
Estas reclamações não são de exclusividade do Brasil!
Uma pesquisa do The Beryl Institute indica que apenas menos da metade dos cidadãos dos Estados Unidos, cerca de 45%, classificam o sistema de saúde americano como bom.
Ainda, a maior parte destes pacientes, cerca de 67%, tem como maior reclamação o atendimento, indicando a falta de gentileza ou profissionalismo.
Esses dados ressaltam a necessidade contínua de melhorias na prestação de serviços de saúde em diferentes contextos globais, com foco não apenas em aspectos clínicos, mas também na qualidade do atendimento ao paciente para garantir uma experiência mais satisfatória e positiva.
Melhorando a Experiência do Paciente
Enquanto 44% das clínicas e hospitais em território nacional não realizam pesquisa de satisfação, ainda é claro que o monitoramento da experiência do paciente a fim de entender os pontos que merecem atenção nesta jornada é algo essencial para permitir melhorias.
Com as reclamações, algumas ações podem ser adotadas, como medidas para redução do tempo de espera, comunicação clara, empatia no atendimento, entre outras.
Mas tudo isso é maleável, e sempre dependerá do perfil e das necessidades dos pacientes, e entendê-las apenas é possível a partir do monitoramento. Por isso as reclamações dos pacientes em hospitais e clínicas devem ser acompanhadas de perto.
Colocar a experiência do paciente como prioridade não apenas aumenta a satisfação, mas também aprimora os resultados clínicos, fortalecendo, assim, a reputação das instituições de saúde.