Onboarding de Clientes
Você sabe o que é onboarding e qual a sua importância na jornada do cliente e na área de Customer Experience?
Onboarding é o processo de integração do cliente dentro da sua empresa com o objetivo de garantir a ele, a melhor experiência possível com o seu produto ou serviço.
Para um onboarding de sucesso, é necessário que suas estratégias e seu time de Customer Success esteja alinhado, para que assim, auxilie o cliente no que for necessário para alcançar o sucesso.
É importante, durante o processo de onboarding estar presente em todos os pontos de contato e identificar qual canal e abordagem é mais adequada para manter contato com o seu cliente.
O onboarding de cliente deve ser alinhado com todos os setores da empresa, não apenas para encantá-lo, mas também, para fornecer uma boa experiência com a empresa.
Um dos pontos mais importantes a se ter em mente quando falamos de onboarding, é que uma das etapas mais significativas são as orientações dadas ao cliente para agregar valor ao seu produto/serviço, além de cultivar um bom relacionamento com o cliente.
E quais são os benefícios de um onboarding bem planejado e estruturado?
- Agregar valor aos seus produtos/serviços.
- Melhor relacionamento com os clientes.
- Aumento da satisfação dos clientes
- Aumento da retenção de clientes
- Redução da taxa de churn.
Na área de Customer Success, um onboarding bem feito faz toda a diferença para o cliente alcance o sucesso e se torne um bom promotor da sua marca, por isso, antes de começar a estruturar o seu onboarding, estude e entenda o seu cliente, construa um bom planejamento, tenha seus times treinados, busque oferecer uma experiência única e mantenha um bom relacionamento com os seus clientes.
Na IndeCX, o onboarding é totalmente flexível, adaptamos a realidade e velocidade de cada cliente. Fazemos o acompanhamento constante, principalmente nos primeiros passos dentro da nossa ferramenta.
O onboarding não acaba após os primeiros dias do cliente com a empresa, é necessário manter um ciclo de acompanhamento e suporte contínuo com o seu time com o cliente, para além de mantê-lo satisfeito, fornecer a ele uma experiência excelente.
Quer monitorar a experiência dos seus clientes? Acesse o site da IndeCX e conheça nossas soluções.