O que faz a diferença para os clientes
De antemão a internet impulsionou diversas mudanças tanto nos meios de comunicação. Como também possibilitou um novo formato de vendas através dos e-commerce e das redes sociais.
O meio digital passou a oferecer inúmeras possibilidades para as empresas e para os clientes, e de acordo com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) 97% dos clientes buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas.
Assim como muitos já estão adquirindo o hábito de comprar pela internet, o Google divulgou uma pesquisa em outubro de 2019, que aponta o crescimento do comércio eletrônico e revela que o faturamento do varejo deve aumentar significativamente até 2021, crescendo em média 12,4% ao ano.
Diante de toda esta demanda é importante saber o que o seu público procura, como ele interage com o meio digital, quais são as suas preferências, expectativas, entre outros.
O mercado digital nunca ofereceu tantas opções como agora, o que por sua vez, ampliou as opções de escolha dos clientes e também aumentou a concorrência. E como fazer a diferença para os seus clientes e se destacar da concorrência?
A pesquisa de satisfação é de extrema importância para identificar o perfil dos seus clientes, como também ajuda a descobrir as preferências dos seus consumidores, identificar os produtos/serviços mais consumidos, obter informações específicas sobre o hábito de compra dos seus clientes e o que de fato faz a diferença para eles.
Segundo o SEBRAE, “ações de pós-venda e aprimoramento contínuo dos serviços ou produtos são coisas que conquistam o cliente”. Desta forma obter o feedback dos seus clientes por meio da pesquisa de satisfação garante mais assertividade e eficiência para o aprimoramento tanto dos processos como também dos produtos, da estrutura, dos serviços, entre outros.
De acordo com o SEBRAE “a melhor forma de conseguir a satisfação do consumidor é estar sempre perto dele”.
Cada cliente tem suas particularidades e saber o que faz a diferença para eles é fundamental, tanto para estruturar um processo mais dinâmico, como também elaborar estratégias mais coerentes que agregam valor para a sua empresa e que gere mais rentabilidade.
Cumprir os prazos acordados, praticar preços justos, ter um atendimento diferenciado são fatores apontados pelo SEBRAE como pontos importantes para se aproximar dos clientes e fidelizá-los.
“O cliente que estabelece um relacionamento com uma empresa de forma contínua tem um valor inestimável para o empreendimento”.
Então, não deixe de manter contato e de ouvir os seus consumidores, procure desenvolver uma cultura centrada no cliente.