Melhore a jornada do seu cliente através de dados
Quando você captura, transforma e aplica dados, você melhora a experiência do cliente e a competitividade da empresa.
Conforme as empresas passam a se concentrar cada vez mais na experiência do cliente, os contact center, que antigamente eram considerados centro de custos, estão se tornando cada vez mais importantes, com o poder de aumentar a fidelidade do cliente e a competitividade da marca.
Atualmente, tudo se resume a dados, os contact centers coletam insights não filtrados do VoC (Voice Of Customer), que auxiliam nas decisões estratégicas de toda a empresa, porém, o desafio é reunir uma grande quantidade de dados. Segundo a 451 Research, estima-se que 39% das empresas possuem mais de 50 silos de dados.
Devido a abundância de canais na qual o cliente pode se conectar com suas marcas favoritas, ficou mais complicado o gerenciamento de dados, pois, é possível que informações e dados importantes fiquem “para trás” durante a jornada do cliente, principalmente se a empresa não possuir uma boa equipe.
Para alcançar o sucesso, é necessário que os líderes das empresas criem estratégias e sistemas para obter sinais e insights durante todos os pontos da jornada do cliente.
Para melhorar a jornada do cliente utilizando dados, acompanhe os passos a seguir:
1. Capture dados em toda a jornada do cliente.
No contact center, o primeiro contato com clientes já nos fornece dados valiosos, no entanto, em qualquer departamento que o cliente passe, ele deixa insights importantes, então capture tudo.
Análise os feedbacks dos clientes e os utilize para impulsionar melhorias contínuas em toda sua empresa, avalie se existe algum problema operacional que atrapalha a jornada do cliente ou se existe alguma outra abordagem melhor do que a utilizada.
Tenha uma tecnologia que forneça relatórios assertivos e que te ajudem na tomada de decisão de suas estratégias.
2. Transforme esses dados em insights acionáveis.
Procure agregar, integrar e transformar dados brutos de diferentes sistemas e departamentos para criar insights de negócios valiosos que sejam fáceis de analisar, digerir e compartilhar.
É nesta etapa que as soluções de análise com tecnologia de IA se destacam, garantindo que todos os dados ao longo da jornada do cliente sejam levados em consideração.
3. Aplique insights para aprimorar a experiência do cliente
Após coletar e analisar os dados, aja com base nos melhores insights para aprimorar as operações e o Customer Experience.
Mudança exige esforço, por isso, consideramos essa etapa uma das mais difíceis, porém, é aqui onde você vê o verdadeiro impacto de todo esse processo. Una todos os setores da sua empresa em um único objetivo, priorizar o cliente e sua jornada de compra.
Aumente o nível de suas estratégias de Customer Experience e leve sua empresa a frente da concorrência, aumente sua lucratividade, seja uma empresa com o cliente no centro.
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