Lutando pela sua transformação digital?
Não é novidade que o mundo vem passando por uma mudança, a famosa digitalização ou também conhecida como a transformação digital.
O principal ponto da transformação digital é redefinir a experiência não só do cliente, como também do seu colaborador, são eles os responsáveis pelos seus clientes alcançarem uma boa experiência e são eles que fazem da sua transformação digital um sucesso.
De acordo com a Deloitte, “a transformação digital tem tudo a ver com se tornar uma empresa digital, uma organização que usa a tecnologia para evoluir continuamente todos os aspectos de seus modelos de negócios (o que oferece, como interage com os clientes e como opera)”.
A transformação digital trata da sincronização de processos internos e externos com a ajuda de tecnologias avançadas que fornecem a melhor experiência digital aos clientes, porém, a transformação digital somente é eficaz em uma cultura empresarial que a apoia.
As expectativas dos clientes com o avanço da transformação digital aumentaram, ou seja, não se trata mais apenas da aparência do site da sua empresa ou de uma rede social bonita, mas também, de uma experiência personalizada e única.
Por esse motivo, a transformação deve começar internamente, cuidando para que as experiências externas prosperem, nenhum setor deve ser deixado para trás e a visão deve ser bem comunicada aos funcionários da empresa.
Com a transformação digital, todas as empresas estão abertas para julgamento constante, todas as facetas da sua empresa estão em exibição, como as avaliações online, vídeos, blogs, fotos de influenciadores, experiência de funcionários e clientes, presença nas mídias sociais, etc.
Por isso, a transformação deve ocorrer internamente em sua empresa, os funcionários devem ser embaixadores dessa transformação e dispostos a ver a mudança como uma ocorrência positiva.
Em um estado de transição, adotar uma mentalidade digital-first é mais imperativo do que introduzir um novo software ou tecnologia. Assim, remodelar a cultura de uma organização só pode mudar a forma como uma empresa opera e entrega valor aos seus clientes.
A intensidade dessa transformação depende da ambição dos líderes empresariais e é baseada em resultados, mas o início tem que se originar nas pessoas que definem a cultura da empresa, sendo colocadas no centro do processo de transformação digital.
Otimizando a digitalização com foco na experiência do funcionário
Um importante fato é que a transformação digital começa com o funcionário, pois muitos ainda estão acostumados com os velhos hábitos tradicionais.
Por isso, é necessário que as empresas evoluam sua cultura organizacional, para que a transformação digital floresça, mas tudo isso, requer a abordagem certa para capacitar, envolver e inspirar funcionários e trazer uma mudança positiva.
Para isso, existem algumas maneiras de alinhar os objetivos dos seus colaboradores com a sua empresa, sendo eles:
- Capacitação de habilidades digitais.
Todo colaborador deve estar engajado no processo de transformação digital e deve ter suas habilidades aprimoradas para trabalhar de forma digital, por isso, é necessário o investimento da empresa no desenvolvimento e capacitação dos seus funcionários.
- Demonstre os benefícios.
A mudança deve ser administrada por embaixadores ou funcionários exemplos que possam pregar aos outros os benefícios de longo prazo da transformação e aconselhar contra sentimentos negativos, com isso, as empresas podem mostrar aos outros que a mudança não é um risco, além de incentivar os funcionários a adotar os novos padrões de trabalho.
3. Medir com KPIs digitais.
A chave para trazer uma mudança cultural na mentalidade dos funcionários é alinhar os KPIs com a estratégia de transformação digital. A avaliação baseada em KPIs tradicionais preparará seus funcionários para o fracasso e criará mais resistência à transformação. Em vez de medir o desempenho com base no sucesso e no fracasso, as empresas devem configurar novos KPIs digitais com base no comportamento digital positivo.
Embora existam diferentes tipos de tendências na era digital, apenas algumas delas são inevitáveis. As empresas precisam inovar continuamente para se adaptar às mudanças nas demandas do cliente, deve haver um ciclo de feedback e compartilhamento de dados por meio do qual as empresas possam obter mais informações sobre as necessidades dos clientes.
O resultado final é sempre criar uma experiência digital incrível focada nos clientes, mas mantendo os funcionários no centro do equilíbrio corporativo.