ICP, conheça o Perfil de Cliente Ideal
Você já ouviu falar do ICP (Ideal Customer Profile), perfil de cliente ideal?
Podemos considerar o ICP, uma lista de atributos que caracterizam os clientes que teriam maior aproveitamento do que sua empresa oferece, são nestes clientes, que seu time de vendas deve mirar seus esforços.
O ICP, pode ser usado como uma boa ferramenta não só para o time de vendas, mas também para todos os setores, pois ele direciona o seu trabalho para os clientes certos e além disso, permite conhecê-los mais a fundo e fornecer uma boa jornada e experiência de compra.
O Perfil de cliente ideal, tem por sua vez, o objetivo de trazer para sua empresa uma maior clareza na hora de prospectar, conhecer o cliente e fornecer a ele uma experiência personalizada de acordo com suas características.
Por seu nome, podemos confundi-lo com as famosas personas e público alvo, porém, o ICP é uma melhor descrição de cliente para sua empresa, o público alvo, tem uma visão mais geral, menos detalhada, assim como a persona, que seriam um personagem fictício criado pela empresa, na qual representa perfis dos clientes que a empresa deseja ter ou já tem.
Devemos considerar o ICP muito importante para as empresas, com uma boa estratégia ligada a ele, as dúvidas em relação aos possíveis clientes, em quais canais alcançá-los, maneiras de abordagem ou como fornecer uma experiência personalizada a ele vão diminuir, auxiliando seu time a trazer possíveis clientes de qualidade que com alta chance de se tornarem clientes.
Quais os benefícios do ICP?
- Otimização de tempo
Com o ICP, o tempo para prospectar clientes será otimizado, diminuindo o tempo do seu time comercial teria para realizar todo o processo de venda.
- Probabilidade de menor taxa de churn
Com o ICP, você terá mais leads qualificados que possuem semelhanças com os seus clientes satisfeitos, o que consequentemente, poderá reduzir sua taxa de churn.
- Aumento nas vendas.
Como dito anteriormente, com o ICP, além de reduzir o tempo de prospecção, os leads são mais qualificados, aumentando a chance de se tornarem clientes, aumentando o número de vendas.
- Melhor experiência do cliente
Por fornecer uma ficha completa do cliente ideal, podemos também visualizar as suas principais características, necessidades e desejos que auxiliaram a fornecer ao seu cliente, uma experiência e uma jornada personalizada, encantando ainda mais o seu cliente.