Geração Boomers e a sua experiência no mundo atual
A geração Baby Boomers, é aquela que reúne os nascidos entre 1946 e 1964, quando o assunto é hábitos de compra, estamos falando desta geração.
Os baby boomers são uma geração na qual já possuem uma certa estabilidade financeira e tendem a manter um relacionamento fiel com marcas que já consomem a algum tempo.
Estes são aqueles influenciados por meios de comunicação tradicionais, como a televisão e o rádio, preferindo também, os meios de compra tradicionais, como a compra em lojas físicas e o atendimento ao cliente padronizado.
Quando pensamos em experiência, devemos ter em mente que para oferecê-la com qualidade para diferentes gerações, é preciso levar em conta o perfil e as necessidades de cada geração, sendo no online ou no offline.
“A característica fundamental é a amplitude, a customização. Tem que funcionar para o consumidor, primordialmente. Que ele tenha sucesso e consiga ser atendido do jeito que for mais confortável. E amplitude é ter formas diferentes para contemplar públicos distintos. O nome disso é respeito, não tem a ver com excelência e nem inovação. É compreender contextos e necessidades diferentes e ter a capacidade de acolhimento para que o consumidor não se sinta deslocado” diz Arthur Igreja, especialista em inovação, consumo e tendências.
Por mais que os boomers sejam considerados tradicionais, esta geração tem demonstrado estar cada vez mais interessada em aprender a utilizar as inovações tecnológicas. Por esse motivo, as empresas devem se atentar aos detalhes e tornar seus meios digitais mais acessíveis e práticos de serem utilizados, facilitando o uso para os baby boomers.
Os baby boomers possuem uma visão diferente do mundo, principalmente quando falamos de educação, comportamento e a ideia de confiança, por isso, fornecer a eles atendimento personalizado e humanizado é essencial para que ele se torne um cliente fiel a sua marca.
Mesmo tendo preferências por experiências de compra presenciais, após a pandemia, muitos tiveram que se adaptar aos meios digitais, evidenciando ainda mais a importância das empresas terem estratégias de acessibilidade para este público.
Outro ponto importante a ser analisado pelas empresas, é a personalidade de cada grupo dentro da geração boomers, evitando ter uma visão estereotipada. Segundo Álvaro Gazzola, engenheiro de alimentos com experiência no atendimento ao cliente “Recomendo sempre ouvir antes de agir, a fim de atender os clientes de acordo com suas necessidades e anseios”.
É importante reconhecer que todas as gerações possuem jornadas distintas, mas o que ambas possuem em comum, é uma boa experiência e a omnicanalidade. Ser uma empresa flexível, quer dizer que você consegue atender todas as gerações, não tendo somente uma trajetória e nem apenas um canal.
Se você ouvir o seu cliente e for flexível, sua empresa terá um acolhimento de todos os clientes e gerações.
Na IndeCX, ajudamos você a ouvir o seu cliente através de diversos canais. Acesse nosso site e conheça nossas soluções.