Estratégias para retenção de clientes
Atualmente, podemos dizer que reter clientes é algo essencial que todas as empresas buscam, sendo um grande diferencial, pois é através da retenção que é possível chegar na fidelização dos clientes.
Devemos entender que a retenção de clientes e a fidelização, embora estejam correlacionadas, possuem suas diferenças.
A retenção de clientes, como o próprio nome diz, é manter os clientes fazendo negócio com sua empresa, até mesmo os que não são fiéis à sua marca.
Este pode ser considerado um bom objetivo para as empresas de qualquer tamanho, pois é por meio dela que os clientes geram uma receita constante para sua empresa.
É importante, na hora do planejamento de suas estratégias, terem ações voltadas para a retenção dos clientes, por isso, trouxemos 6 estratégias que auxiliaram você e a sua empresa, a reterem seus clientes.
- Conheça os seus clientes.
Um passo clichê, mas que oferece grande diferença na hora de planejar suas estratégias. Conhecendo seu cliente, é possível identificar seus hábitos de consumo, necessidades, desejos, características e muito mais, tudo o que auxiliará você a planejar uma boa estratégia e ao mesmo tempo, fornecer a ele uma experiência única.
- Invista em um time de Customer Success.
Os times de CS são fundamentais para auxiliar o seu cliente a alcançar o sucesso desejado, agregando valor ao produto/serviço da sua empresa.
- Atendimento omnichannel
Esteja presente nos principais canais onde seu cliente se encontra, para poder fornecer auxílio assim que for preciso.
- Monitore as principais métricas
Existem muitas métricas que ajudam na hora de monitorar a experiência e que ajudam a entender como aprimorar seus processos e porque você está perdendo clientes.
- Demonstre valor a sua empresa e produto.
O preço não importa, o que importa é o valor agregado ao seu produto ou serviço, por isso, fornecer uma boa experiência durante toda a jornada de compra do cliente é fundamental na hora de agregar valor e reter seus clientes.
- Ouça o seu cliente
Um passo super importante que deveria ser seguido por todas as empresas, sempre escute o seu cliente, é através do feedback dele que você poderá tirar insights valiosos sobre o que pode ser melhorado dentro da experiência dele com você e com o seu produto oferecido.
Como podemos perceber, o centro de todas as estratégias é a experiência oferecida ao cliente, ele é o ponto chave de sucesso para todas as empresas, a partir do momento em que você focar seus esforços e estratégias no cliente, o número de rotatividade tende a diminuir.
Por esse motivo, a IndeCX auxilia você a monitorar os seus clientes em diversos canais! Acesse o site da IndeCX, conheça as nossas soluções e veja como podemos ajudar sua empresa hoje!