ESG e Customer Experience lado a lado
ESG (Environmental, Social, Governance), um tema na qual tem crescido muito nos últimos anos e que a tendência é crescer ainda mais.
Esse conceito de ESG é uma sigla na qual diz respeito a integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa por parte das empresas.
A ESG é uma iniciativa do Pacto Global ONU, sendo totalmente voluntária e gratuita a qualquer instituição comprometida com o crescimento sustentável. O principal objetivo desse projeto, é incentivar o diálogo entre empresas para desenvolver um mercado justo, inclusivo e sustentável.
Dentro do Pacto Global, além da ESG temos as ODS, objetivos de desenvolvimento sustentável, empresas integradas a essa iniciativa tem a responsabilidade de contribuir para que os objetivos da ODS sejam alcançados.
A IndeCX já faz parte dessa iniciativa desde 2021 e desde então, tem colaborado para que os objetivos sustentáveis sejam cumpridos. Com isso, escolhemos duas ODS como nosso foco principal, o trabalho decente, crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura.
Segundo uma pesquisa realizada pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU, o tema ESG cresceu 6 vezes de 2019 a 2021, e atualmente, é um tema super discutido.
Assim como a ESG, o Customer Experience também é um tema muito comentado entre as empresas e que podem e devem andar juntos. Existem diversas maneiras de alavancar a ESG dentro das empresas e o Customer Experience é uma delas.
É essencial termos o cliente centrado no papel como agente transformador da sociedade, isso porque atualmente, eles não se contentam mais com apenas preço, qualidade e portfólio, mas também, com as ações realizadas pela empresa, pelo compromisso com a sustentabilidade, agenda social, etc.
Uma pesquisa realizada pela Havas aponta que 79% dos consumidores brasileiros acham que as marcas precisam agir pelo bem da sociedade e do planeta como um todo, outro estudo, realizado pela KPMG, ¼ dos clientes leva em conta os atributos ambientais e sociais para escolher uma empresa na qual fará negócios, reforçando ainda mais a importância da ESG e do CX dentro das empresas.
Pode parecer que não, mas entender a jornada do consumidor e enxergar a necessidade por produtos e serviços que se encaixem na ESG, só pode ser feito através do Customer Experience e Customer Success, por isso, ambos conceitos devem sempre andar juntos.
Colocar o seu cliente como protagonista das suas estratégias, criar uma boa relação e melhorar a qualidade de seus produtos/serviços, também se encaixa como ESG. Empresas se tornam admiradas quando criam um vínculo com a sociedade e tem uma boa relação com aqueles que são os principais interessados no que você entrega.
Além disso, o CX e CS são considerados uma cultura da empresa, assim como a ESG, por isso, tê-los na mente de cada colaborador, transforma a qualidade de seu atendimento, de relacionamento com parceiros e com seus consumidores.
Por isso, reforçamos que ESG e CX são conceitos que andam juntos e que futuramente, ambos deixarão de ser apenas uma opção e serão pressupostos para a longevidade dos negócios e da sociedade em si.