E-nps: Por que avaliar a satisfação do seu colaborador

Ter o seu cliente como foco é essencial para o seu negócio, fato. Mas seu consumidor não é o único que merece atenção. Focar e cuidar para engajar seus colaboradores faz toda a diferença. Times de funcionários infelizes podem cair sua receita em até 32%, segundo a Good.co.
Então, para te ajudar a ter um time super motivado, vamos trazer neste artigo:

1 – O que é eNPS e como ele funciona
2 -Como calcular
3- eNPS X NPS
4- Como   aplicar o eNPS
5 – Como converter colaboradores insatisfeitos

O que é eNPS e como ele funciona

O Employee Net Promoter Score, ou eNPS, é uma ferramenta desenvolvida através do NPS para medir o grau de engajamento de funcionários.
Assim como o NPS, ele é de fácil aplicação e cálculo.São aplicadas as perguntas do NPS adaptadas ao ambiente corporativo, por exemplo:

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar trabalhar?
Justificativa: Descreva o que motivou a sua resposta.
2. Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nosso Líder de equipe (chefe) para um amigo ou familiar trabalhar?
Justificativa: Descreva o que motivou a sua resposta.
3. Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de que você recomendar nossos produtos ou serviços desta empresa a um amigo ou familiar?

Como calcular

Assim como no NPS, os colaboradores que derem nota de 0 a 6, são detratores. Os que avaliarem com 7 e 8 neutros e 9 e 10, promotores.

Promotores
Colaboradores engajados e que indicariam de prontidão a empresa para trabalhar e promoveria a mesma.Eles são leais, com alta produtividade,

Neutros
São colaboradores satisfeitos com a empresa, porém, se receberem outra oferta, eles trocam com facilidade. Aceitam o ambiente, mas tem alguns pontos de insatisfação que se não forem tratados se tornará completamente insatisfeito.

Detratores
Estes colaboradores estão insatisfeitos e podem influenciar negativamente, internamente ou externamente. É necessário muita atenção e ações para reverter a insatisfação desse colaborador.

Então aplica-se o cálculo:


E-NPS= % COLABORADORES PROMOTORES – % COLABORADORES DETRATORES = % NPS

eNPS X NPS

Vamos relembrar que o Net Promoter Score é um indicador de fidelidade e satisfação, criado por Fred Reichheld, nos Estados Unidos, para mensurar o nível de fidelidade e satisfação dos clientes com a empresa, serviço ou produto.

É uma métrica de fácil aplicação, feita através de uma pergunta, a pergunta definitiva: “Em uma escala de 0 a 10 onde 0 é definitivamente não recomendaria e 10, definitivamente recomendaria, quanto você recomendaria a MARCA | PRODUTO para um amigo ou familiar?” e pode ser utilizada por qualquer empresa de qualquer segmento ou tamanho.
Temos um artigo completo sobre a métrica, onde surgiu, o que é, como funciona, como calcular, qual meta usar e como trabalhar o indicador aqui.

Já o Employee Net Promoter Score avalia a satisfação do seu colaborador, como citado acima. E aplicamos a seguinte pergunta:
“Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa para um amigo ou familiar trabalhar?”
Então, a principal diferença é que um é aplicado no consumidor e o outro no colaborador.

Como aplicar o eNPS

Além de todas as boas práticas do NPS,  a melhor sugestão aqui é que você realize essa pesquisa de forma anônima. Assim, os colaboradores não se sentirão coagidos e estarão livres para responder de forma sincera. A periodicidade recomendada é a cada 6 meses ou por quarter.

Existem várias ferramentas no mercado que podem realizar de forma otimizada, como a IndeCX.

Como converter colaboradores insatisfeitos

Assim como clientes insatisfeitos, devemos converter colaboradores insatisfeitos em satisfeitos.

Privacidade
Dê voz a seu colaborador, mas faça isso de maneira ética e com privacidade. Só assim ele conseguirá se abrir e expor da melhor maneira as situações.

Entenda a origem
É de grande importância saber os motivos que levaram seu colaborador a ficar insatisfeito. Tratar a causa do problema fará toda a diferença, porque um motivo pode ser o mesmo de mais colaboradores.

Dê feedbacks
Sempre mantenha um bom relacionamento com seu colaborador. Faça reuniões com periodicidade para passar feedbacks e alinhar anseios d ambos os lados.

Invista em seus colaboradores
Um estudo da EF Education First revelou que empresas que investem em colaboradores têm 74% mais engajamento.
Então invista na sua equipe com treinamentos, palestras e cursos para ter um time focado e orgulhoso.

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