Customer Experience além do suporte
Toda estratégia de Customer Experience visa atender as necessidades dos clientes, para assim, garantir uma boa experiência ao consumidor e atualmente, essas estratégias estão cada vez mais modificando o relacionamento das empresas com seus clientes.
A fórmula do sucesso da empresa é simples, entender o cliente e sua jornada de compra. Segundo um estudo da CX Champions, empresas focadas na experiência do cliente têm maior participação no mercado, redução nos índices de rejeição e aumento de receita.
Com o aumento do uso das plataformas e ferramentas digitais, os clientes passaram a ficar mais atentos ao tipo de atendimento que recebem, e segundo o relatório global de tendências de experiência do cliente de 2021, 76% dos clientes brasileiros consideram a dedicação às estratégias de CX muito mais importantes do que nos anos anteriores.
Mesmo se tornando popular investir no Customer Experience, ainda existem empresas que limitam a experiência dos clientes apenas aos serviços de suporte, e como sabemos, o CX engloba todas as etapas na qual o cliente tem contato com a empresa.
Claro que o suporte na qual muitas empresas focam é importante, pois o pós-venda proporciona todo o auxílio necessário ao cliente após a conclusão do negócio, se o cliente for bem atendido, é nesse momento que ele pode ser fidelizado e se tornar um promotor da sua empresa.
Para qualquer estratégia ter sucesso, é necessário conhecer e entender as dores e necessidades dos seus clientes. Todas as ações tomadas após este mapeamento, sejam elas nas redes sociais, publicidade, posicionamento, entre outras, devem ter como foco principal, o cliente.
O fato é que, o que antes dependia de competitividade em relação a preço e qualidade, hoje, depende de saber se comunicar e se relacionar com o cliente.
Toda experiência positiva depende das etapas na jornada de compra e sua experiência durante ela, o que nos leva a mais um ponto importante, a pesquisa de satisfação, uma ferramenta que indica o nível de satisfação do cliente com sua empresa, indicando pontos que necessitam de melhoria durante a jornada.
Por isso, invista em uma plataforma onde você consiga entender e monitorar toda a experiência do seu cliente em tempo real, uma plataforma completa como a IndeCX.
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