Conceitos de Churn
Como sabemos, o Churn é uma métrica que mede o índice de cancelamento registrado na base de clientes.
Perder clientes não é nada agradável, porém, o churn é uma métrica bem comum e conhecida pelas empresas, mas você sabia que existem 6 conceitos diferentes de churn? Conheça-os agora!
Tipos de Churn
- Voluntário
Porcentagem de clientes que decidiram cancelar o contrato com a sua empresa/serviço por conta própria.
- Involuntário
Porcentagem de clientes que cancelaram determinado produto ou serviço, mas dessa vez, sem se tratar de uma vontade própria, como por exemplo, quando o cliente esqueça de alterar sua forma de pagamento.
- Early Churn
Este é quando o churn acontece alguns dias após o cliente adquirir seu produto ou serviço.
Conceitos de Churn
- Revenue Churn
É quando você não perde o cliente em si, mas sim, parte da receita proveniente dele, como por exemplo, o cliente troca seu pacote por um pacote mais barato.
- Churn negativo
Acontece quando os clientes que permaneceram na empresa geraram mais receita do que o habitual, compensando o valor que a empresa deixou de ganhar com a com as saídas de outros clientes.
- Gross revenue churn
Indica o quanto sua empresa deixou de ganhar com a saída dos clientes.
- MRR Churn
MRR Churn significa Monthly Recurring Revenue (receita recorrente mensal), na prática é você analisar quanto por mês você perdeu de dinheiro em comparação ao mês anterior.
- Low Churn
O Low Churn, é o cancelamento em baixa quantidade, ele analisa a quantidade de cancelamentos por períodos, podendo ser medido em anos, meses, semanas e dias.
Conhecendo os tipos de churn, devemos entender qual a melhor taxa de churn para sua empresa, a melhor taxa é a mais baixa possível, afinal quanto menos abandonos e cancelamentos melhor. Contudo, para cada tamanho de empresa, segmento, ticket, tipo de produto, serviço, etc, possui taxas específicas estipuladas.
Todo churn ocorre por uma razão e estar atento aos sinais e nos motivos de você perder clientes é importante, por isso, conheça os principais motivos de aumento de churn.
- Mal atendimento.
- Falta de humanização
Boa parte das empresas hoje são vistas como personas e os clientes esperam ter uma comunicação mais informal.
- Benefícios competitivos
Os pontos de benefícios competitivos não se referem apenas a valor de produto e/ou serviços, estamos falando de frete, eventos, ativação, valor, descontos, conteúdo, acesso e entre outros.
- Falta de comunicação
- Pós vendas
Pensando em reduzir ou evitar a taxa de churn, conheça algumas dicas que podem te auxiliar a reter seus clientes.
- Conheça seus clientes.
Uma dica clichê, mas que é sempre importante relembrar. Conhecer seu cliente permite entender suas necessidades e atendê-lo de forma personalizada.
- Relacionamento com os clientes.
Ter um bom relacionamento com seu cliente é essencial para fidelizá-lo, mantenha contato com ele através de seus canais de comunicação para garantir que seu cliente está satisfeito com o produto/serviço adquirido em sua empresa.
- Onboarding de clientes.
Clientes bem informados e treinados para o uso de seu produto/serviço é um ponto muito importante para a redução de churn. Assim que ele entrar em sua empresa, proporcione o suporte e o treinamento necessário para que ele não tenha dúvidas ou estresse em relação ao seu produto/serviço.
- Equipe de CS.
Tenha um time de CS dentro da sua empresa para acompanhar o cliente no que for necessário, se o cliente tem um problema, seu time será a solução.
- Realize pesquisas de satisfação.
O mais importante de qualquer empresa é ouvir o que o seu cliente tem a dizer, realize pesquisas de satisfação e entenda quais pontos dentro da jornada do cliente precisam de atenção, o que pode ser melhorado e o que pode ser mantido.
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