Como sua empresa é lembrada pelos clientes
O mundo digital está se destacando cada vez mais, pois além de viabilizar diversas conexões entre as pessoas, empresas, instituições e etc. Os sistemas digitais estão presentes em quase todas as atividades do nosso cotidiano.
Os aplicativos, as redes sociais, os portais de notícias, os games já fazem parte do nosso dia a dia, tornando o ambiente digital em um mundo repleto de informações, conhecimento e oportunidades.
A marca é a identidade da sua empresa, através dela que o cliente irá estabelecer um link emocional com o seu negócio e perceber os norteadores estratégicos da sua marca: visão, missão e valores.
Portanto, trabalhar a marca e ter uma cultura centrada nos clientes é fundamental para atrair o seu público e se tornar referência para os seus consumidores, analisando sempre o nível de satisfação.
O primeiro passo é identificar os clientes que já tiveram alguma experiência com a sua empresa, e assim, coletar feedbacks para saber mais sobre as suas percepções.
A pesquisa de satisfação é um dos melhores canais para ouvir o seu cliente. É uma das estratégias mais utilizadas para medir o nível de satisfação, e vem se tornando algo fundamental para avaliar as expectativas, motivações, preferências dos seus consumidores.
Deixar o seu cliente dar um feedback, deixe ele manifestar suas percepções em relação a sua marca, relatar a experiência durante a Jornada do Cliente.
Cada perfil de cliente tem as suas características, sendo assim, ter estratégias e comunicação direcionada para cada público irá auxiliar no processo de conversão e na manutenção dos promotores da sua marca.
Os clientes que avaliaram a sua empresa com nota 9 e 10 são considerados os promotores da sua marca, pois além de indicar a sua empresa para familiares ou amigos, também consomem mais, são os famosos fregueses.
É através de estratégias que promovam o conhecimento, que auxilie o cliente a resolver algum problema utilizando os seus produtos e/ou serviços, que gera ainda mais valor para a sua marca.
A presença da sua marca no meio digital também irá criar mais engajamento com o seu público e monitorar os hábitos de compra do seu cliente, portanto, elabore um plano de marketing digital com indicadores de desempenho para avaliar as informações e medir a performance da sua empresa.
Além de aplicar pesquisas de satisfação, é essencial resolver os problemas apontados pelos clientes, sejam eles pontuais ou vícios de operação, visto que a falta de retorno e descaso da empresa poderá interferir ainda mais na reputação da marca ao ser lembrada pelos seus clientes como uma empresa que não resolve os problemas.
Em razão disso, crie estratégias para promover a sua marca destacando não apenas os atributos e valores da sua empresa, como também estabelecer uma cultura centrada nos clientes que irá despertar mais empatia e atrair a atenção do seu público.
Ajudá-los a resolver os problemas ou descobrir novas oportunidades irá consolidar ainda mais a imagem de uma marca valiosa que tem o potencial que os clientes procuram.