Cliente 4.0

Não é novidade que o consumidor de hoje em dia evoluiu muito, suas exigências em relação à experiência de compra estão cada vez mais altas, fazendo com que as empresas tenham que se adaptar a suas preferências.
Atualmente, os clientes estão na fase 4.0, mas você já conhece as fases anteriores dos consumidores?
Cliente 1.0: Foco total no produto/serviço, se preocupa em resolver seu “problema” de imediato e ponto final.
Cliente 2.0, é aquele que começou a se importar mais com as características do produto/serviço que estava adquirindo, ficando mais exigente e realizando comparação entre as marcas.
Cliente 3.0: Sua preocupação é voltada para o sentimento de identificação com o posicionamento da empresa, focando mais em aspectos mais subjetivos.
O cliente 4.0, é aquele que possui mais acesso à informação e autonomia para escolher os produtos/serviços que mais lhe interessam, com foco na valorização de sua experiência com a empresa.
O Consumidor 4.0 é resultado da transformação digital e dos novos hábitos de consumo pós pandemia, as principais características deste cliente são as exigências por uma experiência mais personalizada, imediatismo, maior acesso a informação, autonomia e feedbacks sobre produtos e serviços na internet.
Devido a transformação digital, este cliente preza por marcas que estão presentes em diversos canais e que oferecem uma experiência personalizada, rápida e integrada.
Com os novos consumidores, as empresas estão tendo o desafio de conseguir entregar seus produtos e serviços com todas as exigências desejadas pelos consumidores, por isso, para lidar com os clientes 4.0 é necessário:
- Personalizando suas soluções e experiências.
- Alinhando os valores da empresa com aqueles cultivados pelo público.
- Dar voz aos seus clientes, realizando pesquisas de satisfação.
- Oferecendo atendimento omnichannel.
Compreender e satisfazer o consumidor 4.0 é um ótimo passo para planejar estratégias que forneçam ao seu cliente, experiências únicas e personalizadas, concedendo ainda mais valor a sua marca.