A segurança digital no Customer Experience
As melhores estratégias de Customer Experience transmitem a seu cliente, segurança e confiança, independente do ambiente na qual ele se encontra.
Qualquer empresa que faça ou forneça produtos/serviços no ambiente digital, tem o fator segurança como prioridade na estratégia de Customer Experience. Marcio Ap Souza, diretor de CS do Mercado Livre, afirma que durante a pandemia e o isolamento social a digitalização e a consciência sobre a segurança online do consumidor cresceram.
Quando falamos de segurança em Customer Experience, falamos também da tecnologia e para uma experiência segura, é necessário contar com um time bem treinado e com as soluções e tecnologias atuais do mercado.
Essas tecnologias e soluções permitem a análise de dados e a identificação do consumidor de forma fluida, tendo o desafio de comunicar com clareza tudo o que diz respeito à segurança dos clientes.
Fornecer uma jornada de compra fluida e segura é uma das etapas mais delicadas do Customer Experience, pois, devemos oferecer uma experiência com menos fricção sem abandonar as etapas que garantem a segurança online do cliente. Por isso, a união entre a segurança e a fluidez durante a jornada de compra no meio online, é o que hoje define uma boa execução em CX.
Uma parte também muito importante de CX no ambiente digital é a conscientização, pois com o crescimento da digitalização, os consumidores estão cada vez mais atentos a fraudes e golpes virtuais, se tornando desconfiados. Por essa razão, uma empresa com boas estratégias de CX conscientiza seus clientes sobre os riscos e a segurança que você fornece a eles no meio digital.
Um outro ponto importante das estratégias de Customer Experience na segurança digital é conhecer o cliente, pois só assim é possível entender e melhorar a segurança e a forma de engajar o cliente sobre sua importância.
É um fato que toda a tecnologia nova do mercado gera uma certa desconfiança no início, por isso, fazer essa comunicação é importante, pois essa atitude também está ligada diretamente ao valor da empresa para o cliente, de como se importa com sua experiência e segurança no ambiente digital.
O entendimento e a execução das estratégias de CX na segurança digital é fundamental para trazer à sua empresa melhores resultados e um maior valor. Independente do tamanho, segmento ou ambiente, a segurança deve ser um pilar estratégico, afinal, proteger seus clientes significa proteger a própria empresa.