A nova geração e a experiência de consumo

Entender e lidar com a nova geração é um dos grandes desafios das empresas, ansiosos por inovações, eles buscam empresas em que se sintam representados, que forneçam a eles uma experiência única, pois é na experiência do cliente que o nome da sua marca é lembrado.
Entender o comportamento da Geração Z e Alpha é uma ótima forma de reconhecer futuras tendências. Segundo um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, 75% dos desse público realizam compras online e de acordo com o Kantar Consumer Thermometer, essa geração passou a liderar as compras online principalmente após a pandemia.
A principal preocupação em trabalhar com esses novos consumidores é fornecer a eles uma boa experiência, existem algumas características dessa geração que refletem diretamente na sua jornada e experiência de compra, sendo elas:
- Liberdade: os novos consumidores prezam pela liberdade de escolha, esperam comprar e ser atendidos por múltiplos canais e procuram diversidade para escolher o que mais agrada.
- Inovação: essa geração é naturalmente curiosa, justamente por ter nascido ou crescido em um ambiente virtual, devido a isso, está sempre em busca de produtos, serviços e experiências inovadoras, a maior parte envolvendo a tecnologia.
- Velocidade: a velocidade e praticidade são fatores importantes, esse público deseja uma entrega rápida e que sua dúvida ou reclamação seja respondida o mais rápido possível.
- Valor: são extremamente exigentes do ponto de vista de integridade, desejam comprar das marcas cujo seus valores são parecidos com o seu. Assuntos como sustentabilidade, diversidade e política são prioridades, devido a isso, gostam de pesquisar e saber mais sobre as empresas com quem negociam.
- Personalização: normalmente rejeitam a padronização, gostam de personalizar tudo à sua volta, por isso, preferem atendimentos e experiências personalizadas, moldada para seus gostos e valores.
Outro ponto importante é que são totalmente influenciados pelo o que acontece à sua volta, o que impacta diretamente na sua decisão de compra. Os novos consumidores são acostumados a um mundo conectado e as redes sociais possuem um enorme impacto em todo a jornada de compra dessa geração.
Pelas mídias sociais, eles são influenciados por outros jovens que compartilham suas experiências de compras, sendo boas ou ruins, afetando diretamente na sua decisão de compra, o que pode ser benéfico ou não para as empresas. Além disso, no ambiente digital o novo consumidor consegue se relacionar com suas marcas preferidas de maneira mais descontraída.
Por isso, monitore sempre os comportamentos e hábitos de compra de seu público, realize pesquisas de satisfação, identifique seus desejos e necessidades, tenha uma estratégia omnichannel e ofereça a ele, uma experiência única.
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