5 maneiras de fazer upsell utilizando mensagens de texto (sms ou whatsapp)
Você sabia que adquirir um novo cliente pode custar até 5x mais do que manter um existente? É por isso que você precisa considerar estratégias de upsell para os clientes da sua carteira e focar no aumento do ticket médio.
Há duas coisas que você precisa considerar ao fazer o upsell:
1. O que oferecer / enviar
2. Em qual canal oferecer / enviar
Mensagem em texto via sms ou whatsapp são o canal de comunicação preferido dos consumidores e possuem uma taxa de leitura de 99% (o que é incrível quando comparado aos 15% á 22% do e-mail)! Os textos comprovadamente fornecem resultados eficientes e, ao mesmo tempo, são econômicos.
Vou mostrar 5 maneiras de usar mensagens de texto para fazer upsell utilizando modelos para te ajudar a começar.
Vamos lá.
Upsell #1: Envie um texto de acompanhamento após uma compra inicial.
É provável que os clientes que realizaram uma primeira compra não voltarão para sua loja ou site por conta própria. Aproveite o momento da primeira experiência para enviar um sms ou whatsapp com um texto curto apresentando seus outros produtos e serviços relacionados a compra do cliente.
Os consumidores têm 60% -70% de chance de realizar outra compra depois de já terem comprado algo da sua empresa – especialmente se o que você está oferecendo complementa sua compra inicial.
Aqui estão dois modelos de texto que sua empresa pode usar para estes casos:
“Olá, [Nome], obrigado por comprar conosco! Você sabia que o seu [produto que comprou] acompanhado do [produto que você quer vender] pode aumentar a durabilidade em mais de 5 anos? Clique aqui para verificar o que separamos para você: [link] ”
“Obrigado por realizar a sua primeira compra conosco! Separamos os melhores acessórios baseado nas compras de outras pessoas que tinham o mesmo objetivo quando compraram o [produto]: [link] ”
Sempre inclua no texto um link para sua oferta, isso ajuda a guiar o cliente e saber exatamente onde ir para fazer a compra.
Upsell #2: Pergunte aos clientes sobre sua experiência.
Às vezes, não está claro qual produto ou serviço combinará com o que o cliente já comprou. Por isso é importante perguntar, diretamente a eles, sobre sua experiência. Essa pode ser uma ótima maneira de avaliar e descobrir o que eles precisam em seguida. Com essas informações você pode enviar recomendações personalizadas com base em suas respostas.
Aqui estão algumas maneiras de iniciar essa conversa:
“Ei, Fernando, observei no seu registro que já se passaram 30 dias desde que você comprou sua bicicleta [modelo-marca]. Como está a sua experiência com ela até agora? Te ajudou a atingir o seu objetivo? Posso fazer algo para melhorar ainda mais a sua experiência? ”
Ou
“Thaís, tenho certeza que você está arrasando nas manobras como seu novo skate? Posso ajudar em alguma coisa para torná-lo ainda melhor? ”
O ponto aqui é fazer com que o cliente revele uma meta ou desejo pelo qual está trabalhando.
Essas interações geram ótimos momentos de atendimento ao cliente, o que ajuda na retenção de clientes e gerar recomendações de promotores. É uma situação em que todos ganham.
Temos um outro post listando 100 exemplos de perguntas de satisfação do cliente para montar a sua pesquisa. Clique aqui caso deseje complementar a sua leitura após finalizar a leitura deste conteúdo.
Upsell #3: Envie um código de desconto
Clientes precisam de um incentivo para realizar outra compra. Enviar um código de frete grátis ou desconto para uma segunda compra pode ser o empurrãozinho final que o cliente estava precisando.
A chave é garantir que o código que você envia por texto funcione apenas para uma recompensa personalizada. Tornando a experiência de compra muito mais pessoal.
Exemplo:
“Danilo, temos um código para frete grátis para sua segunda compra. Que tal o[produto]? – Amazon ”
Upsell #4: Publique anúncios atraentes.
65% das pessoas são aprendizes visuais, ou seja, geram um engajamento maior com recursos visuais ao invés de textos apenas com palavras. Incluir imagens em seus textos = obter mais conversões.
Apenas se certifique de ter também uma mensagem sólida para enquadrar ao anúncio visual, como esta:
“Chegou a nova linha de gravatas! [Imagem 1] [Imagem 2] [Imagem 3]. Uma delas vai combinar perfeitamente com a camisa [modelo-cor] que você comprou conosco. Confira as combinações aqui: [link] ”
Um bom truque para usar nas imagens promocionais de upsell é seguir a regra de três . Estudos afirmam que quando 3 produtos são exibidos, os consumidores geralmente optam por aquele inserido no meio.
Upsell #5: Programe seus textos baseados nas compras anteriores dos clientes.
Para clientes que compram produtos e/ou serviços regularmente, você precisa planejar com antecedência quando eles precisarão “reabastecer”. Assim, você pode entrar em contato novamente quando chegar a hora certa e garantir que eles façam uma recompra.
Programar as mensagens pode te ajudar a acertar o “timing” e entregar no momento em que os consumidores estarão prontos para fazer sua próxima compra.
“Ei, [nome], você sabia que oferecemos um desconto de 20% para você [reabastecer] seu próximo pedido de [produto] com antecedência? Confira aqui: [link] ”
O upsell é uma ótima oportunidade para aumentar seus lucros e aumentar o ticket médio de um cliente em 5% -25%!
Você só precisa do canal certo para garantir que sua mensagem seja vista.
Bônus:
Já pensou em utilizar estes mesmos canais para realizar pesquisas de satisfação com seus clientes? Na IndeCX você personaliza seu questionário e metodologia e o disparo é feito simultaneamente pelos multicanais. Ou seja, seu cliente recebe a pesquisa, ao mesmo tempo, nos canais que você selecionou e ele responde onde for mais confortável.
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