3 passos para monitorar a jornada do cliente

A jornada do cliente consiste em todo o processo que o cliente passa, desde o primeiro contato e todo o caminho transcorrido até o pós a venda. Entender essa jornada é uma etapa muito importante para o sucesso da empresa, um cliente feliz gera fidelidade e lucro e um cliente insatisfeito se torna detrator que, consequentemente, faz uma divulgação negativa da sua empresa e gera prejuízo.
Monitorando a experiência, é possível identificar pontos que seus clientes consideram negativos e melhorá-los para uma experiência de maior qualidade, ajudando a fidelizar seu cliente.
Mas como podemos acompanhar a experiência de todos os seus clientes? O primeiro passo é ter uma equipe qualificada, que tenha total foco no cliente e em sua experiência, além disso, os atendimentos humanizados são capazes de gerar maior conexão com os seus clientes. Você sempre deve lembrar que a relação com o cliente é importante em qualquer situação, independentemente se gerou ou não venda.
O segundo passo, é realizar constantemente pesquisas de satisfação, o ideal é efetuar a pesquisa em cada etapa da jornada do seu cliente, seja uma venda, um atendimento, uma dúvida ou até mesmo em um cancelamento ou devolução de um produto/serviço.
Existem diversas metodologias de pesquisa que te ajudam a identificar o sentimento do seu cliente em relação a sua empresa ou produto, sendo alguma delas o Net Promoter Score (NPS), Customer Effort Score (CES), Customer Satisfaction Score (CSAT), 5Star, entre outras.
O terceiro passo, sendo ele um dos mais importantes, é ter uma plataforma que te ajude a monitorar a experiência do seu cliente de forma eficiente.
Com a plataforma e o sistema da IndeCX, você poderá analisar e monitorar toda a experiência do seu cliente.
Com diversas metodologias de pesquisa, categorizamos e analisamos sentimentos utilizando inteligência artificial, gerando mais de 55 tipos de relatório com análises e insights que te auxiliaram a visualizar da melhor forma a experiência do seu cliente.
Além disso, existem muitos benefícios que podem decorrer de acompanhar a jornada do cliente, como entender quais e quantos são os pontos de contato da sua empresa, segmentar a base de clientes, focar nas necessidades reais, identificar oportunidades de aumento de receita com os clientes da base, alcançar o sucesso desejado através do cliente, entre muitos outros.
Está esperando o que para começar a investir em monitoramento de experiência? Agende uma reunião e conheça hoje a IndeCX.