Tendências de Inteligência artificial no atendimento ao cliente
A tecnologia tem mudado constantemente a forma como o atendimento ao cliente é feito, de Call centers a Contact centers, as empresas procuram maneiras de automatizar e otimizar tarefas manuais para um melhor atendimento de seu cliente.
O suporte ao cliente sempre foi um fator desafiador para as empresas gerenciarem e com a introdução da inteligência artificial, essa tarefa tem se tornado cada vez mais fácil, por isso, conheça agora as 5 tendências de inteligência artificial no atendimento ao cliente.
1.Interações personalizadas.
80% dos consumidores são mais propensos a fazer uma compra de uma marca que oferece experiências personalizadas. – Épsilon
Atualmente, o maior desejo do cliente é uma experiência personalizada durante sua jornada de compra e com a inteligência artificial, isso é possível. Ao alavancar dados como comportamento de navegação e histórico de compras anteriores, os softwares de atendimento ao cliente com IA, como Chatbots e outros assistentes digitais, podem fornecer recomendações e sugestões mais personalizadas aos clientes.
2.Avanços na tecnologia de chatbot
A inteligência artificial conversacional, refere-se ao uso do processamento de linguagem natural, conhecido como NLP, que permite que os computadores entendam a fala humana e respondam de uma maneira que simule a conversa natural e isso, tem se tornado um grande recurso de suporte ao cliente, sendo sua principal aplicação nos chatbots.
Esse recurso é usado para otimizar e automatizar tarefas no atendimento de alta frequência, como perguntas frequentes, suporte básico e informações sobre produto ou serviço e além disso, operam 24 horas por dia e 7 dias por semana, cortando custos amenizando a necessidade de uma equipe de atendimento ao cliente 24 horas por dia.
3. Redução de erros com a IA
Uma ótima maneira de eliminar erros humanos no atendimento ao cliente, é tendo uma IA como suporte, levando a uma excelente experiência ao cliente. Por essa razão, houve um aumento na adoção de IA e na automação na área de atendimento.
A IA não se atrasa ou esquece o nome de um cliente ou sua consulta, ela coleta dados massivos e os usa para oferecer atendimento proativo ao cliente. Uma sincronização entre a IA e a equipe de atendimento pode auxiliar a proporcionar uma experiência única e personalizada ao cliente.
4. Realidade Virtual
O uso da Realidade Virtual no atendimento ao cliente é múltiplo, ele pode ser usado para treinar agentes de serviço em diferentes cenários, pode ser usado pelos clientes em uma experiência de “experimentar antes de comprar”, etc.
Além disso, o uso da realidade virtual é versátil, pois, mesmo que sua empresa tenha funcionários trabalhando presencialmente com os clientes, ela pode simular toda essa experiência de maneira autêntica para os trainees.
5. Venda Guiada
A IA analisa dados coletados no processo de jornada do cliente, oferecendo recomendações baseadas em dados para as próximas etapas ou ações da sua equipe. Essas ações incluem atividades de vendas, como fornecer uma cotação, oferecer descontos para fechar vendas e atividades de serviço, como o envio de guias de instruções.
A IA enriquece a experiência do colaborador e cliente, aprimorando seu vínculo, equipando sua equipe com informações mais desenvolvidas, permitindo que ele as entregue ao cliente.
Para concluirmos, as empresas perceberam que ter o cliente no centro de todas as estratégias é essencial, e o atendimento ao cliente se tornou um KPI valioso.
A inteligência artificial é uma das criações mais importantes da tecnologia, que permite que as empresas possam ir além e fornecer uma experiência personalizada, com qualidade e única ao seu cliente.
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