Relacionamento com cliente: como manter uma relação saudável com seu cliente até que a morte os separe
Os seres humanos possuem uma necessidade de viver em sociedade, de se relacionar e ter contato com outras pessoas. Desde o momento de nosso nascimento, somos inseridos em diversos tipos de relacionamentos: entre familiares, amizades, profissional, namoros e casamentos.
Essas experiências são aprendizados constantes, diários e o mesmo se aplica ao relacionamento da sua marca com o cliente. Pense nela como um casamento, um voto de confiança e uma semente que deve ser regada por todos os dias.
Desta maneira, separamos algumas dicas para você fazer seu cliente se apaixonar por você cada dia mais.
Tudo começa na paixão
Todo mundo sabe que entregar um ótimo atendimento é um atributo básico para qualquer experiência que o cliente tenha com sua marca. Mas, fazê-lo se apaixonar por sua marca, requer muito mais e o segredo da fidelidade começa aqui.
Regue o relacionamento com seu cliente constantemente
Seja visto por seu cliente com frequência. Seja por uma newslettering, interação nas redes sociais, pesquisas de satisfação ou enfim. Trace uma estratégia de comunicação que te coloque a vista do seu consumidor constantemente. Mas cuidado: não exagere, pois sobrecarregar o seu cliente pode causar o efeito contrário do desejado.
Esteja presente nas datas importantes
Tenha um calendário com datas comemorativas e, principalmente, com os aniversários dos seus clientes. Promova ações de encantamento nessas datas, abuse de ideias criativas. Lembre-se aqui que quanto mais você conhece o seu cliente, mais eficiente ficam as ações e comunicação.
Até ações menos complexas, como parabenizações por e-mail, envio de cupons de descontos, etc, alimentam a relação com seu cliente.
O faça se sentir amado
Quem não gosta de se sentir especial e amado por alguém?
A emoção é a coroa do encantamento, então demonstre que seu cliente é importante pra você.
Faça o se sentir querido, dê ouvidos a ele, converse, seja transparente e o trate melhor do que ele espera ser tratado.
Seja você
Não o engane, minta ou seja o que você não é. Se não é capaz de resolver algum problema no momento, assuma. Diga que irá buscar soluções e de fato, encontre a melhor solução.
Não o faça esperar
Seja em um atendimento ou em um fechamento de ciclo, jamais deixe seu cliente esperando tempo demais. Tente resolver ou atender sempre da melhor maneira e no menor tempo possível.
O faça rir
O pilar da fidelidade do cliente é a satisfação. Não se engane ao achar que não é necessário tomar nenhuma ação com aqueles clientes que já estão satisfeitos.
É preciso fazê-lo rir: o encantar cada vez mais, manter essa satisfação por todo ciclo de vida desse cliente.
Se inove
Uma dose de ousadia é bom, no momento certo. Mas a principal maneira para estar sempre inovando é o conhecimento. Busque sempre se atualizar no mundo da satisfação do cliente, consuma conteúdos ricos e os coloque em prática.
E pra te ajudar, separamos aqui alguns artigos que são essenciais:
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