Metodologia Likert Como Aplicar?
Se você quer entender e mensurar atitudes comportamentais do seu cliente, a metodologia de pesquisa Likert é uma das mais indicadas para sua necessidade.
A escala Likert é feita para pesquisas e questionários, uma das metodologias mais usadas pelos pesquisadores de mercado para avaliar opiniões com um maior nível de nuance do que perguntas de “sim e não”.
Para utilizar essa pesquisa, é necessário definir quantos níveis sua escala terá, não há um consenso claro entre os pesquisadores, temos de 4, 7, 10 níveis. O mais comum é o de 5 categorias de resposta, com duas extremidades para criar uma escala, adicionando “muito” na primeira e última escala.
Esse exemplo é um dos mais comuns usados na pesquisa Likert, mas também existem outros que avaliam a concordância, frequência, importância e probabilidade, dependendo do indicativo da sua pergunta.
Mas como calcular as respostas obtidas? Você pode utilizar a Top Box, onde após os respondestes finalizarem a pesquisa, você soma o número total de respondentes e calcula o percentual das respostas. Existem diversas variações de como calcular a escala Likert, cabe a você analisar qual a necessidade da sua pesquisa.
Para analisar os dados fornecidos, existem diversas maneiras, porém esses são os formatos mais comuns usados pela Likert:
- Promotores: clientes que obtiveram uma boa experiência com sua empresa/produto e foi fidelizado.
- Neutros: clientes que não foram fidelizados, mas que também não estão insatisfeitos com sua empresa/produto, podendo migrar para o concorrente caso o ache mais interessante.
- Detratores: clientes insatisfeitos, que não tiveram uma boa experiência, sendo responsáveis por reclamações e que dificilmente voltarão a fazer negócio com sua empresa.
- Porcentagem: a partir das respostas recebidas, é gerado uma porcentagem para cada tipo de resposta.
- Resultado final numeral: quantas pessoas clicaram em cada tipo de resposta.
Essa metodologia possui algumas vantagens, pois é uma pesquisa fácil de aplicar, simples de responder e altamente eficiente na análise de satisfação e experiência dos respondentes. É uma importante ferramenta para que você colete dados valiosos para descobrir o grau de opinião sobre seu produto ou serviço, podendo identificar pontos que necessitam de atenção.
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