Marketing de Experiência – Cases de sucesso
Sabemos que um bom produto/serviço é apenas uma parte para chegar ao sucesso da empresa, o que realmente colabora para o sucesso são os clientes. E atualmente, os consumidores estão em busca de atendimento personalizado, esperando que as empresas resolvam seus problemas de maneira prática, criativa e engajadora.
Conquistar e fidelizar clientes está exigindo cada vez mais das estratégias e ações do Customer Experience, por isso, um outro modo de conquistar clientes é usando o Marketing de Experiência.
O marketing de experiência é uma abordagem ampla que coloca o cliente no centro, ele usa as emoções, pensamentos e sentidos para conquistar, engajar e fidelizar clientes.
Esta abordagem é baseada no processo de comprar e nos sentimentos que ela desencadeia nos consumidores, fazendo com que assim, as empresas identifiquem determinadas ações durante a jornada de compra que levam a experiências positivas, satisfazendo seus clientes.
O marketing de experiência se baseia também no Client-Share, onde a empresa avalia cada cliente individualmente, tentando compreender qual é a importância que ele dá para determinado produto/serviço.
Assim como o Customer Experience, o marketing de experiência busca entender as necessidades, dores e desejos dos clientes, para que assim, definirem estratégias e ações que façam com que o cliente opte pela sua empresa.
O marketing de experiência é importante não só para conquistar clientes, mas também para as relações de mercado, pois, trabalha com alguns pontos fundamentais na relação entre cliente e empresa, como:
- Fidelização
- Identificação com a marca
- Feedback
- Atração de clientes
Trouxemos para vocês, alguns cases de estratégias de marketing de experiência em junção com o Customer Experience que fizeram sucesso!
TNT
O canal TNT promoveu uma experiência que surpreendeu os espectadores. Em uma esquina na Bélgica, um botão vermelho foi instalado com uma seta e uma mensagem escrita “Pressione para adicionar drama.”
Assim que pressionado o botão, iniciava-se uma encenação em situações inusitadas e cenas dignas de filmes de ação, ao final de cada cena, um tecido descia do alto do prédio com o logo e slogan da marca “Sua dose diária de drama”
Coca – Cola
Às vezes não é necessário um alto orçamento para uma campanha de qualidade que engaje o cliente, e é nesse ponto que a Coca- cola sempre dá aula.
MC Donald’s
Para lançar o lanche “Maestro Burger” o MC Donald’s criou toda uma experiência especialmente para os clientes que optaram por comprar esse lanche no dia do lançamento.