Como a inteligência artificial está revolucionando a Experiência do Cliente no setor Financeiro
Antigamente, a visita ao banco era uma jornada demorada, porém necessária, desde o lançamento do iPhone em 2007 até o Pix em 2020, a evolução tecnológica bancária é exponencial e hoje a experiência do cliente no setor financeiro é outra.
Uma pesquisa publicada pela FEBRABAN, identificou que que o setor bancário aumentou em 28% os investimentos em Inteligência artificial em 2023, em relação ao ano anterior. Essa aplicação tem reflexos significativos na eficiência das operações, em cibersegurança e, mais importante, na Experiência do Cliente.
Pensando na experiência do cliente, é notável que, cada vez mais, a IA vai além de processar dados, moldando o atendimento ao cliente. A oferta de insights e recomendações de investimentos personalizadas com base em tecnologia preditiva são grandes exemplos disso.
Outro progresso no setor financeiro foi a criação do “sistema bancário aberto”. Este sistema permite o compartilhamento de dados entre instituições financeiras mediante escolha do cliente. Isso permite que o cliente tenha maior controle sobre seus próprios dados e possibilita às instituições maiores possibilidades de personalização.
A revolução digital no setor financeiro redefiniu a jornada do cliente, e o investimento significativo em IA gera reflexos em eficiência operacional e uma melhora na Experiência do Cliente. A Inteligência Artificial está cada vez mais além do processamento de dados, transformando o atendimento ao cliente com insights e recomendações personalizadas.
A tecnologia preditiva oferece um olhar perspicaz, antecipando necessidades e proporcionando uma experiência mais alinhada com as expectativas do cliente.
A colaboração entre avanços tecnológicos e a busca pela evolução na experiência do cliente marca um futuro onde a simplicidade, personalização e controle serão paradigmas no setor financeiro.