Existe fórmula mágica para encantar clientes?
Você já se perguntou o que fazer para encantar seus clientes? O primeiro passo, obviamente, é entregar ao seu cliente o que lhe foi prometido, mas somente isso pode encantá-lo?
Segundo Michael D. Eisner, autor do famoso livro “O jeito Disney de encantar clientes”,o segredo da experiência do cliente está no encantamento em cada contato.
Atualmente, vivemos a cultura da experiência, onde ela vale mais do que a própria aquisição de produtos/serviços. Por isso, o método Disney de encantar clientes, chamado por eles de “Magia prática” faz tanto sucesso, pois mesmo sendo simples, pode ser encaixado em qualquer modelo de negócio que deseja ter uma cultura centrada no cliente.
Segundo a Magia Prática do método de encantar clientes da Disney, sua empresa é o palco, é o que o cliente vê e faz com que ele tenha sua opinião e sentimento sobre a empresa. E os bastidores é onde tudo acontece para poder entregar ao cliente, uma experiência única.
As empresas na prática, são esses dois ambientes e para encantar clientes, é necessário que tanto o “palco” como os “bastidores” estejam em sintonia.
Com isso, eis a pergunta: “existe fórmula mágica para encantar clientes?”, a resposta é não!
Por isso, conheça algumas dicas de como implementar uma boa experiência seguindo o padrão Disney.
- Todos têm importância.
Seu colaborador, seu cliente, seus fornecedores, as pessoas mais ativas em sua empresa, todos são importantes e são neles que você deve pensar. Manter um time motivado e feliz é o que auxilia ainda mais para a satisfação do seu cliente.
- Tenha empatia.
Cada cliente tem sua personalidade, cultura, modo de agir e de falar, por isso, ter empatia é um requisito fundamental. Coloque-se no lugar do cliente e imagine como você se sentiria em determinada situação, isso ajuda a ter mais empatia.
- Atenção aos detalhes.
São nos detalhes que você pode encantar ainda mais seu cliente. Quem se preocupa e presta atenção em um simples detalhe que às vezes parece não fazer diferença, consegue prestar atenção em qualquer outro que seja importante para a empresa.
- Escute e aprenda.
Esteja atento ao que o seu cliente diz, isso pode trazer insights significativos para sua empresa. Realize pesquisas de satisfação, demonstre ao cliente o quanto a opinião dele importa.
- Vá além.
Supere as expectativas dos seus clientes, seja criativo! Forneça uma experiência personalizada, única e mágica, assim como a Disney.
Lembre-se, cada empresa tem seu tamanho, seu segmento de clientes e áreas diferentes, por isso, analise o que melhor se encaixa em seu negócio.
O importante de todas as estratégias é sempre manter o cliente no foco de suas estratégias e tê-lo sempre como foco principal.
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