Como manter a qualidade no atendimento
Todas as empresas buscam elevar o seu nível de qualidade de atendimento aos clientes. Muitos especialistas falam: subir o nível é fácil, difícil costuma ser manter ou continuar subindo.
O atendimento é considerado um dos pontos principais por acompanhar o cliente em todo o processo de compra, que vai desde a apresentação da empresa até o pós-venda. Portanto, para ter uma qualidade do atendimento bem estruturado seja para atender de forma remota ou não, são necessários levar em consideração alguns pontos importantes:
1.Treinamento
Uma equipe bem treinada é essencial para qualquer empresa, pois não adianta ter a tecnologia necessária se as pessoas não sabem atender de forma adequada seus clientes.
Ter um manual de boas práticas também auxilia a equipe a compreender o que é mais importante, e como realizar um serviço de qualidade. E não adianta treinar eventualmente, é necessário estar constantemente atualizando e qualificando a sua equipe.
2.Suporte ao cliente
É fundamental definir como será utilizado atendimento e suporte pós-venda com mais agilidade e eficiência. Praticamente todos os pontos de contato com os clientes são realizados por meio digital e envolvem internet, aplicativos, inteligência artificial, entre outras tecnologias. Quanto mais fácil e sem atrito for para o seu cliente resolver o problema dele, você ganhará pontos com ele!
3.Alinhamento entre os setores
A comunicação entre as equipes têm que funcionar muito bem, de nada adianta o cliente sair encantado com um setor e ficar indignado com o outro.
4.Entregue sempre mais!
Encante o seu cliente, surpreenda-o. A sua equipe de atendimento tem que estar disposta a ouvir e atender prontamente os seus clientes. Demonstrar que a sua empresa se importa e vai fazer o que for preciso para auxiliá-los, desta forma agrega ainda mais valor.
5.Métricas para acompanhamento
Utilizar pesquisas de satisfação para avaliar cada etapa irá permitir mais controle e qualidade de todo o processo. A pesquisa NPS é o método utilizado pelas maiores e mais inovadoras empresas para avaliar a satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços da empresa.
Sem um indicador de performance, para saber se a empresa está melhorando ou piorando a qualidade do atendimento, é como estar em um barco à deriva sem instrumentos no meio do oceano atlântico.
O NPS é chamado por muitas empresas de “o número mágico”, pois utilizando uma escala de 0 a 10, consegue se obter um indicador numérico, que norteia as decisões da empresa.
Nota-se que é bem comum depois do atendimento a empresa pedir para os clientes avaliarem como foi a experiência, porém muitas vezes este feedback fica restrito apenas para algumas áreas e acaba não sendo aproveitado como deveria. É necessário compartilhar com o máximo de áreas possíveis da organização os feedbacks de melhorias dados pelos clientes.
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