Case de Sucesso: NETFLIX | Criatividade como um diferencial
Você sabia que a criatividade por ser considerada um diferencial competitivo?
Diversas empresas têm sucesso em seus negócios devido à criatividade de suas estratégias. Devemos ter em mente que estratégias criativas não são uma função apenas do marketing, mas da empresa como um todo.
Segundo uma pesquisa da Forrester Consulting, as empresas que incentivam a criatividade, alcançam maior crescimento de receita e possuem maior participação de mercado.
O mundo e o comportamento dos consumidores está em constante transformação e para lidar com isso e se destacar perante a concorrência nada melhor do que soluções criativas.
Um excelente case de sucesso é a Netflix, que de uma locadora de filmes via correio se tornou um dos streamings mais populares do mundo, permitindo que seus usuários assistam seus filmes e séries na hora e onde quiserem.
E como eles se tornaram tão populares? Soluções criativas!
De um aluguel de filmes por correio, eles pensaram e criaram seu primeiro site, lançado em 1998 com o intuito de ser um aluguel de vendas e dvds online, no final dos anos 90, a Netflix evoluiu para um serviço de assinaturas do portal, que permitia que seus clientes pudessem alugar quantidades ilimitadas de dvds sem uma data de devolução.
E não demorou para que eles evoluíssem seus serviços ainda mais e se tornassem o streaming de sucesso que é hoje, tendo 220,6 milhões de usuários no mundo inteiro.
Por isso, que atualmente, a criatividade tem se tornado um diferencial competitivo entre as empresas, pois estas, são consideradas mais flexíveis, adaptáveis e que atendem de forma personalizada a necessidade e desejo de seus clientes.
Todas as empresas deveriam pensar como a Netflix, pois ela resolveu uma dor comum entre diversos consumidores de filmes da época e atualmente, continua sendo um excelente case não só da criatividade como diferencial, mas também, pelo seu atendimento, relacionamento próximo com o seu cliente e a experiência que ela fornece a ele.
Segundo Gibson Biddle, ex-VP de Produto da Netflix, CX é visto pela empresa como um processo de aprendizagem contínuo: significa aprender sobre os clientes, o impacto do serviço em suas vidas e como o comportamento muda e altera diretamente a experiência.
O que podemos aprender com a Netflix?
- Coleta e análise de dados é fundamental
A Netflix realiza a coleta e análise de dados de seus consumidores através de diversas pesquisas, a fim de entender seu comportamento, desejos e necessidades, para assim, fornecer a ele uma boa experiência.
- Foco no cliente
Todas as estratégias da Netflix tem os clientes como foco principal.
- Teste
Antes de se tornar Case de Sucesso a Netflix realizou diversos testes, uma das principais técnicas utilizadas para melhorar a experiência do consumidor são os testes A/B, responsáveis por validar atitudes, falas ou percepções, e auxiliam na tomada de decisão baseado nos resultados obtidos.
- Omnichannel
Se o consumidor tem algum problema, a Netflix está disposta em diversas redes sociais pronta para resolver qualquer problema.
É preciso ter em mente que estratégias e soluções criativas precisam ser contínuas, já que no mercado atual, sempre surge uma nova empresa, um novo concorrente que se destaca com suas novas ideias, produtos ou serviços.
É necessário que sua empresa esteja disposta a cultivar a criatividade como um diferencial competitivo, incentivar que seus colaboradores e seus times, tenham ideias e soluções “fora da caixa”, caso contrário, é possível que sua empresa não se destaque perante seus concorrentes do mercado.