Atendimento Receptivo e Ativo, entenda a diferença!
Sabemos que cada perfil de cliente tem uma experiência e uma jornada diferente, e que planejar estratégias para cada perfil é de extrema importância para que o seu cliente alcance o sucesso e esteja satisfeito com a experiência vivida.
Entre tantas as estratégias que existem para fornecer uma boa experiência, temos uma na hora de definir o tipo de atendimento, se ele será receptivo ou ativo. Porém, o que são esses dois tipos de atendimento?
Empresas que possuem grande contato com os seus clientes possuem estes dois tipos de atendimento, porém, cada um tem a sua funcionalidade.
O atendimento receptivo é aquele em formato de resposta a uma ação realizada pelo próprio consumidor, para ser mais claro, o cliente chega à empresa por meio dos esforços em marketing, através de algum ponto de contato.
É nesta etapa que entra o time de vendas, que irá conduzir este cliente a um funil de vendas, definindo se ele é ou não um lead qualificado.
O atendimento receptivo possui algumas vantagens de ser usado como estratégia, sendo eles:
- Possibilidade de transformar um cliente detrator ou neutro em promotor.
- O cliente já possui informações básicas sobre a empresa.
- Leads já estão interessados em saber o que sua empresa faz.
Já o atendimento ativo, é aquele na qual a empresa que tem a iniciativa de entrar em contato com o cliente, seja para oferecer algum auxílio, venda, pós vendas, feedbacks, entre outros.
Neste tipo de atendimento, não importa onde você conseguiu o contato do cliente, mas que independente da onde veio, seu time iniciará uma conversa para tentar transformá-lo em um cliente.
O atendimento ativo possui algumas vantagens de ser usado como estratégia, sendo eles:
- Ampliação da base de leads
- Permite que o seu time de vendas aprenda novas formas de abordagem e persuasão.
Todas as empresas praticam esses tipos de atendimento sem perceber, por isso, criar uma boa estratégia é essencial para que esses atendimentos sejam bem executados, oferecendo aos clientes e possíveis clientes uma boa experiência.
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