8 modelos de e-mail de atendimento ao cliente [com dicas práticas]
Se bem feito, o e-mail marketing pode ser uma das formas de marketing digital mais econômicas e ricas em conversão. No entanto, alcançar esses resultados nem sempre é fácil. Para obter os melhores resultados possíveis, é essencial fornecer conteúdo atraente e personalizado aos seus clientes. Para ajudar você a começar, montamos uma lista com modelos de e-mail de atendimento ao cliente que você pode usar ou se inspirar.
Utilize modelos de e-mail de atendimento ao cliente
Nunca subestime o poder de um e-mail bem estruturado. Embora o uso de mídias sociais esteja aumentando, os e-mails ainda têm muito mais probabilidade de serem lidos, quando comparados aos posts do Facebook ou Twitter. A utilização de modelos economiza muito tempo e garante que eles sejam exibidos corretamente em todos os dispositivos.
Personalizar conteúdo
Além da promoção, o e-mail marketing tem tudo a ver com promover o relacionamento com os clientes. O objetivo é nutri-los ao longo da jornada, observando as preferências de seus clientes, dores, compras anteriores e detalhes pessoais. Procure personalizar todos os aspectos do seu e-mail: da linha de assunto ao conteúdo.
Modelos de e-mail de atendimento ao cliente:
1. E-mails de boas-vindas
Os e-mails de boas-vindas são uma ótima oportunidade para causar uma boa primeira impressão em seus clientes. Eles permitem que você mostre a personalidade da sua marca por meio de linhas de assunto inteligentes e copys convidativas.
Geralmente, existem 3 tipos de modelos de e-mail de atendimento ao cliente que são utilizados para as boas-vindas: o obrigado, a oferta e o e-mail de introdução.
O e-mail de boas-vindas de obrigado basicamente informa ao cliente que você é grato por tê-lo a bordo.
Este modelo também oferecem a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços. Use elementos interativos, como GIFs ou vídeos, nos seus e-mails para oferecer a seus clientes um tour pelo seu produto de maneira inovadora.
Aqui está como fazemos:
Outro modelo para se inspirar:
Olá [Primeiro nome] ,
Estamos muito felizes por ter você a bordo! Temos certeza de que [produto / serviço] o ajudará [principais benefícios do produto] .
Se você estiver pronto para começar, confira nosso vídeo que o guiará na configuração de sua conta. Se precisar de ajuda adicional, nos contacte imediatamente, estamos aqui 24 horas por dia, sete dias por semana. *
[CONTATO] [FAQ]
Obrigado,
seus amigos da [Nome da empresa]
2. Incentivos ou e-mails com desconto
Todo mundo gosta. Importante lembrar que antes de enviar e-mails de incentivo é necessário segmentar seu público com antecedência. Ao personalizar o conteúdo para seu público-alvo, há uma chance maior de CTR (Taxa de Cliques) e compras reais. Veja esse exemplo para Clientes VIP’s da RD (Resultados Digitais):
Outro modelo para se inspirar:
Olá [Primeiro nome],
Como você é um dos nossos clientes favoritos, decidimos te oferecer [incentivos / benefícios]. Aproveite [exemplo de benefícios, como descontos de até 50% em todos os produtos.] A oferta é válida por [#] horas .
[FAZER COMPRAS]
Um abraço,
seus amigos da [Nome da empresa]
3. Emails para pesquisas de satisfação e questionários
Ao criar e-mails de pesquisa de satisfação, é importante considerar que você está pedindo um favor ao cliente. Você precisa capturar a atenção deles rapidamente ou convencê-los a preencher o questionário.
Confira este modelo de e-mail que nossos clientes utilizam para enviar as Pesquisas de Satisfação. Tudo configurado automaticamente na nossa ferramenta IndeCX.
Outra sugestão de copy:
Olá [Primeiro nome],
Nós precisamos da sua ajuda. Você pode responder a nossa pesquisa sobre sua experiência com nossa equipe de suporte? Nosso objetivo é descobrir como podemos melhorar para que possamos atendê-lo melhor no futuro.
Você ficou satisfeito com o serviço que recebeu?
[Inserir escala de classificação]
Obrigado,
seus amigos da [Nome da empresa]
4. Resposta a um e-mail irritado do cliente
Ao criar modelos de e-mail que irão responder um cliente irritado, é importante lembrar algumas práticas recomendadas. É essencial transmitir um pedido de desculpas genuíno, assumir responsabilidades e oferecer soluções para mitigar a situação.
Aqui está como você pode fazê-lo:
Olá [Primeiro nome],
Obrigado por entrar em contato. Eu sinto muito! Entendo completamente sua frustração com [o problema.] Abri um ticket para o time responsável e nossa equipe está priorizando seu problema e fará todo o possível para corrigi-lo o mais rápido possível.
Entrarei em contato com você assim que tiver mais informações.
Atenciosamente,
[Nome]
5. E-mail de acompanhamento do cliente
O atendimento ao cliente é um processo contínuo que não termina com uma compra. Como representante do atendimento ao cliente, você é responsável por garantir que seus clientes estejam tirando o máximo proveito de seus produtos ou serviços. Acompanhe seus clientes de vez em quando e veja se você pode ajudá-los de alguma forma. Como regra geral, verifique se os modelos de acompanhamento são curtos e agradáveis.
Veja 2 exemplos de como fazemos:
Como você pode fazer:
Olá [Primeiro nome],
Eu só queria ter certeza de que você está gostando do seu novo [produto.] Se você estiver interessado, eu adoraria fazer uma call para explicar alguns dos recursos mais avançados. Estou ansioso para te apresentar as novidades.
Abraços,
[Nome]
6. Modelo de e-mail para solicitação de reembolso
Quando se trata do dinheiro do seu cliente, é melhor manter o texto informativo e direto ao ponto. Informe ao seu cliente que o reembolso foi emitido, quando ele poderá resgatar e por onde ele pode entrar em contato com perguntas adicionais.
Veja como você pode fazer isso:
Olá [Nome],
Seu reembolso está a caminho! O reembolso será emitido para o seu [método de pagamento original] e estará disponível dentro de [número de dias].
Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre este pedido de reembolso, não hesite em nos chamar.
Botão: [CONTATO]
Obrigado,
[Nome da empresa]
7. Lembrete de renovação ou pagamento
Quando se trata de modelos de e-mail sobre renovações ou pagamento de serviços, é importante incluir a data exata do vencimento e um forte apelo à ação. O texto do corpo deve se concentrar em mostrar ao cliente o que acontecerá se ele não renovar seu serviço.
Aqui está um ótimo modelo de email de atendimento ao cliente:
Veja como você pode fazer:
Olá [Primeiro nome],
Última chamada! Sua assinatura anual expira em 24 horas.
É sua última chance de renovar seu plano e continuar usando o [produto]. Se você não renovar suas assinaturas dentro de 24 horas, sua conta e dados serão excluídos.
[RENOVAR]
Preciso de ajuda?
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco em [email / número de telefone]
Obrigado,
[Nome da empresa]
8. Modelo de Email para Suporte Técnico
Como o suporte técnico por e-mail não ocorre em tempo real, é importante fazer perguntas relevantes aos seus clientes que ajudarão você a resolver o problema o mais rápido possível. Concentre-se nas perguntas que revelarão por quanto tempo o problema persiste e em quais processos eles usaram para solucionar problemas de seus serviços até o momento.
Veja como você pode fazer isso:
Olá [Primeiro nome],
Agradecemos seu contato! Eu ficarei feliz em ajudá-lo. Antes de começarmos, você pode me dar um pouco mais de informação sobre a situação?
[Pergunta 1]
[Pergunta 2]
[Pergunta 3]
Obrigado,
[Nome]