8 modelos de e-mail de atendimento ao cliente [com dicas práticas]

Se bem feito, o e-mail marketing pode ser uma das formas de marketing digital mais econômicas e ricas em conversão. No entanto, alcançar esses resultados nem sempre é fácil. Para obter os melhores resultados possíveis, é essencial fornecer conteúdo atraente e personalizado aos seus clientes. Para ajudar você a começar, montamos uma lista com modelos de e-mail de atendimento ao cliente que você pode usar ou se inspirar.

Utilize modelos de e-mail de atendimento ao cliente

Nunca subestime o poder de um e-mail bem estruturado. Embora o uso de mídias sociais esteja aumentando, os e-mails ainda têm muito mais probabilidade de serem lidos, quando comparados aos posts do Facebook ou Twitter. A utilização de modelos economiza muito tempo e garante que eles sejam exibidos corretamente em todos os dispositivos.

Personalizar conteúdo

Além da promoção, o e-mail marketing tem tudo a ver com promover o relacionamento com os clientes. O objetivo é nutri-los ao longo da jornada, observando as preferências de seus clientes, dores, compras anteriores e detalhes pessoais. Procure personalizar todos os aspectos do seu e-mail: da linha de assunto ao conteúdo.

Modelos de e-mail de atendimento ao cliente:

1. E-mails de boas-vindas

Os e-mails de boas-vindas são uma ótima oportunidade para causar uma boa primeira impressão em seus clientes. Eles permitem que você mostre a personalidade da sua marca por meio de linhas de assunto inteligentes e copys convidativas.

Geralmente, existem 3 tipos de modelos de e-mail de atendimento ao cliente que são utilizados para as boas-vindas: o obrigado, a oferta e o e-mail de introdução.

O e-mail de boas-vindas de obrigado basicamente informa ao cliente que você é grato por tê-lo a bordo.

Este modelo também oferecem a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços. Use elementos interativos, como GIFs ou vídeos, nos seus e-mails para oferecer a seus clientes um tour pelo seu produto de maneira inovadora.

Aqui está como fazemos:

modelo-email-boas-vindas-novos-clientes-indecx-npsnews

Outro modelo para se inspirar:

Olá [Primeiro nome] ,

Estamos muito felizes por ter você a bordo! Temos certeza de que [produto / serviço] o ajudará [principais benefícios do produto] .

Se você estiver pronto para começar, confira nosso vídeo que o guiará na configuração de sua conta. Se precisar de ajuda adicional, nos contacte imediatamente, estamos aqui 24 horas por dia, sete dias por semana. *

[CONTATO] [FAQ]

Obrigado,
seus amigos da [Nome da empresa]

2. Incentivos ou e-mails com desconto

Todo mundo gosta. Importante lembrar que antes de enviar e-mails de incentivo é necessário segmentar seu público com antecedência. Ao personalizar o conteúdo para seu público-alvo, há uma chance maior de CTR (Taxa de Cliques) e compras reais. Veja esse exemplo para Clientes VIP’s da RD (Resultados Digitais):

modelo-email-convidando-cliente-compras-indecx-npsnews

Outro modelo para se inspirar:

Olá [Primeiro nome],

Como você é um dos nossos clientes favoritos, decidimos te oferecer [incentivos / benefícios]. Aproveite [exemplo de benefícios, como descontos de até 50% em todos os produtos.] A oferta é válida por [#] horas .

[FAZER COMPRAS]

Um abraço,
seus amigos da [Nome da empresa]

3. Emails para pesquisas de satisfação e questionários

Ao criar e-mails de pesquisa de satisfação, é importante considerar que você está pedindo um favor ao cliente. Você precisa capturar a atenção deles rapidamente ou convencê-los a preencher o questionário.

Confira este modelo de e-mail que nossos clientes utilizam para enviar as Pesquisas de Satisfação. Tudo configurado automaticamente na nossa ferramenta IndeCX.

modelo-email-com-texto-para-pesquisas-de-satisfacao-questionario-indecx-npsnews

Outra sugestão de copy:

Olá [Primeiro nome],

Nós precisamos da sua ajuda. Você pode responder a nossa pesquisa sobre sua experiência com nossa equipe de suporte? Nosso objetivo é descobrir como podemos melhorar para que possamos atendê-lo melhor no futuro.

Você ficou satisfeito com o serviço que recebeu?

[Inserir escala de classificação]

Obrigado,
seus amigos da [Nome da empresa]

4. Resposta a um e-mail irritado do cliente

Ao criar modelos de e-mail que irão responder um cliente irritado, é importante lembrar algumas práticas recomendadas. É essencial transmitir um pedido de desculpas genuíno, assumir responsabilidades e oferecer soluções para mitigar a situação.

Aqui está como você pode fazê-lo:

Olá [Primeiro nome],

Obrigado por entrar em contato. Eu sinto muito! Entendo completamente sua frustração com [o problema.] Abri um ticket para o time responsável e nossa equipe está priorizando seu problema e fará todo o possível para corrigi-lo o mais rápido possível.

Entrarei em contato com você assim que tiver mais informações.

Atenciosamente,
[Nome]

5. E-mail de acompanhamento do cliente

O atendimento ao cliente é um processo contínuo que não termina com uma compra. Como representante do atendimento ao cliente, você é responsável por garantir que seus clientes estejam tirando o máximo proveito de seus produtos ou serviços. Acompanhe seus clientes de vez em quando e veja se você pode ajudá-los de alguma forma. Como regra geral, verifique se os modelos de acompanhamento são curtos e agradáveis.

Veja 2 exemplos de como fazemos:

modelo-email-acompanhamento-conta-cliente-indecx-npsnews

modelo-email-informando-cliente-de-atualizacoes-indecx-npsnews

Como você pode fazer:

Olá [Primeiro nome],

Eu só queria ter certeza de que você está gostando do seu novo [produto.] Se você estiver interessado, eu adoraria fazer uma call para explicar alguns dos recursos mais avançados. Estou ansioso para te apresentar as novidades.

Abraços,
[Nome]

6. Modelo de e-mail para solicitação de reembolso

Quando se trata do dinheiro do seu cliente, é melhor manter o texto informativo e direto ao ponto. Informe ao seu cliente que o reembolso foi emitido, quando ele poderá resgatar e por onde ele pode entrar em contato com perguntas adicionais.

Veja como você pode fazer isso:

Olá [Nome],

Seu reembolso está a caminho! O reembolso será emitido para o seu [método de pagamento original] e estará disponível dentro de [número de dias].

Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre este pedido de reembolso, não hesite em nos chamar.

Botão: [CONTATO]

Obrigado,
[Nome da empresa]

7. Lembrete de renovação ou pagamento

Quando se trata de modelos de e-mail sobre renovações ou pagamento de serviços, é importante incluir a data exata do vencimento e um forte apelo à ação. O texto do corpo deve se concentrar em mostrar ao cliente o que acontecerá se ele não renovar seu serviço.

Aqui está um ótimo modelo de email de atendimento ao cliente:

modelo-email-cobrança-cliente-renovacao-contrato

Veja como você pode fazer:

Olá [Primeiro nome],

Última chamada! Sua assinatura anual expira em 24 horas.

É sua última chance de renovar seu plano e continuar usando o [produto]. Se você não renovar suas assinaturas dentro de 24 horas, sua conta e dados serão excluídos.

[RENOVAR]

Preciso de ajuda?
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato conosco em
 [email / número de telefone]

Obrigado,
[Nome da empresa]

8. Modelo de Email para Suporte Técnico

Como o suporte técnico por e-mail não ocorre em tempo real, é importante fazer perguntas relevantes aos seus clientes que ajudarão você a resolver o problema o mais rápido possível. Concentre-se nas perguntas que revelarão por quanto tempo o problema persiste e em quais processos eles usaram para solucionar problemas de seus serviços até o momento.

Veja como você pode fazer isso:

Olá [Primeiro nome],

Agradecemos seu contato! Eu ficarei feliz em ajudá-lo. Antes de começarmos, você pode me dar um pouco mais de informação sobre a situação?

[Pergunta 1]
[Pergunta 2]
[Pergunta 3]

Obrigado,
[Nome]

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