CASE DE SUCESSO: Band-Aid e a diversidade na experiência do cliente
Quando pensamos em experiência do cliente, o que nos vem à mente é sempre melhores maneiras de atendê-lo, na qualidade e rapidez para atender suas expectativas, mas muitas empresas se esquecem de um fator importante, a diversidade durante esse processo.
Pensar em atender as expectativas e satisfazer seu cliente, realmente, significa entregar uma experiência de qualidade para todas as pessoas, mas você já pensou em como os diferentes grupos podem e desejam ter experiências diferentes na hora da compra?
Pensando nisso, é essencial melhorar as experiências de grupos minoritários, independente da raça, religião, orientação sexual, deficiência, etc.
A Band-Aid é um bom exemplo de marca que pensa na experiência do cliente juntamente com a diversidade.
No ano de 2021, após ouvir as queixas de seus clientes, a marca anunciou o lançamento de curativos com variedade de cores de pele para apoiar a luta contra o racismo, tendo bandagens de vários tons, entre eles, tons claros, médios e profundos tons de pele marrom e preto, abraçando a beleza da pele diversa.
O desafio das empresas atualmente, é proporcionar a melhor experiência para todos os tipos de público, mas como fazer isso?
- Colete e analise feedbacks
Além de ser algo fundamental, coletar e analisar feedback, permite observar padrões e identificar públicos que pertencem a grupos mais invisíveis.
- Teste mudanças no produto/serviço.
De acordo com seus feedbacks coletados, faça testes para entender o que realmente pode melhorar sua empresa.
- Reproduza os acertos e conserte os erros.
Após os testes realizados, você tem um norte do que se encaixa e dá certo para sua empresa, replique essas ações e conserte os erros cometidos.
Um fator importante que podemos perceber, é que se a Band-Aid não tivesse ouvido seus clientes, o seu curativo com variedades de cores não teria sido possível existir e ser o sucesso que foi.
Por isso, ouça o seu cliente, entenda suas necessidades e desejos, realize pesquisas de satisfação e com a ajuda deles, melhore sua empresa ainda mais.
Acesse o site da IndeCX, ajudamos você a monitorar a experiência do seu cliente!